Com a última edição presencial tendo acontecido em 2019, a Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial retorna com muita tecnologia, muitos lançamentos e grande expectativa de negócios e de público, realizando sua terceira edição no período de 9 a 13 de maio, transformando o São Paulo Expo em cenário de alta tecnologia e muita inovação.
Iniciativa da ABIMAQ, o evento retoma ao formato presencial após quatro anos – a última edição foi realizada em 2019 – e deve atrair muita atenção de profissionais com poder de decisão nas empresas em que atuam, em busca de novos fornecedores e também para efetuarem compras.
A expectativa deste ano é levar mais de 55 mil profissionais a tomarem contato com mais de 900 marcas expositoras reunidas em 64 mil m2 de área de exposição de tecnologias inovadoras, apresentado os mais recentes avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do metal.
Nos estandes, são expostos e colocados em demonstração acessórios, dispositivos e componentes; controle de qualidade integrado à fabricação e medição; automação industrial, robótica e integração de células de manufatura; equipamentos hidráulicos e pneumáticos; válvulas, bombas e compressores; equipamentos para movimentação e armazenagem; ferramentas; manuais de corte; máquinas, equipamentos e acessórios para o setor metalmecânico; máquinas-ferramenta; soldagem e corte; manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D.
As perspectivas são positivas por parte dos expositores, dos organizadores e dos visitantes, afinal, o intervalo entre a segunda e a terceira edição é de quatro anos, permitindo que “várias tecnologias se mostrem mais estáveis e comercialmente viáveis”, comenta Rogério Bosco – presidente da CSMF da ABIMAQ.
Feira de tecnologia, a Expomafe é sempre palco para apresentação de inovações, e esta edição tem evoluções de quatro anos para colocar em dia. Na opinião de Bosco, “os destaques estarão com novos sensores, que permitem maior conhecimento e melhor desempenho dos diversos elementos dentro de uma máquina, soluções de conectividade dos equipamentos com as indústrias, produtos modulares que permitem atender às aplicações com mais flexibilidade, máquinas mais robustas e com melhor desempenho, manutenção inteligente, inteligência artificial, novas funções de softwares, maiores capacidades de hardwares etc.”
Áreas com temática específica
Há ainda, espaços com temática específica, como o Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Industria 4.0 (vide matéria específica nesta edição) e o Parque de Ideias, com grade de palestras com conteúdo exclusivo sobre assuntos selecionados a partir de pesquisa junto a especialistas e de apresentações de projetos inovadores por instituições de ensino renomadas com destaque na indústria nacional.
Outra atração na edição deste ano será um Estande Temático que apresentará a evolução da tecnologia no setor industrial nos últimos 100 anos. A iniciativa é da CSMF – Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta da ABIMAQ, juntamente com a Informa Markets. O objetivo é esclarecer o público em geral sobre a importância das máquinas-ferramenta, na produção desde um lápis até veículos, aparelhos digitais, submarinos, robôs, espaçonaves, educação, ensino, saúde e, consequentemente, qualidade de vida.
Destacam-se ainda, a Escola Móvel Senai, com laboratórios tecnológicos instalados para demonstrações e experiências práticas com equipamentos científicos de ponta e materiais informativos; e a Ilha da Soldagem & Corte, onde os visitantes acessam conceitos técnicos e práticos da indústria, envolvendo novas tecnologias e soluções para experiências ministradas por profissionais renomados do mercado.