Braço latino-americano de empresa francesa comemora resultados

O Grupo Manitou acaba de anunciar os resultados de 2023, apontando crescimento de 22% nas vendas, com recorde histórico de € 2.871 milhões. Já a Manitou LATAM, como informa seu diretor-geral Marcelo Bracco, registrou  evolução de 35% em relação a 2022.

Bracco afirma que os resultados de 2023 foram excepcionais na região. “A Manitou LATAM também está em um processo de expansão de distribuidores em todos os países da América Latina, bem como nos Estados do Brasil, reforçando seu processo de consolidação de marca e produtos na região”. E complementa: “em 2023, a Manitou LATAM aumentou sua relevância quanto ao faturamento mundial do Grupo Manitou, fazendo com que a região recebesse investimentos para suportar seu processo de crescimento”, conclui.

Os resultados globais do Grupo Manitou também são expressivos. Michel Denis, presidente e diretor-executivo, declara: “O Grupo encerrou o ano de 2023 com um crescimento de vendas de 22%, atingindo um recorde histórico de € 2.871 milhões. Todos os nossos mercados e regiões geográficas registraram uma dinâmica positiva. Estamos notando uma melhora constante na fluidez de nossa cadeia de suprimentos e um retorno gradual às práticas operacionais que tínhamos antes da crise da COVID e da inflação. A desaceleração da construção na Europa iniciada em meados de 2023 continuou. Isso resultou em uma redução em nossa carteira de pedidos, que acentuamos ao aumentar nossas taxas de produção industrial e ao não reabrir pedidos de produtos com prazos de entrega mais longos. Para 2024, esperamos que a desaceleração do mercado que estamos enfrentando na Europa seja compensada pela dinâmica do mercado norte-americano, pela capacidade de produção adicional recentemente comissionada em linhas de negócios que estavam saturadas anteriormente e pela expansão de nossas linhas de produtos”.

Entre as ações que contribuíram para esses números, ressalta Denis os planos de ação implementados para melhorar a lucratividade da empresa, que, “combinados a uma melhor fluidez na cadeia de suprimentos, elevaram nossa expectativa para o lucro operacional recorrente de 2023 para mais de 7% da receita”. A perspectiva para 2024 – garante o executivo – é de “uma receita estável em comparação com 2023”.