Burkhardt+Weber conquista prêmio de inovação na Alemanha

Empresa do grupo Romi, a BURKHARDT+WEBER Produktionssysteme GmbH venceu a 27ª edição do concurso alemão de inovação TOP 100 nas categorias “Gestão para promoção da inovação” e “Organização e processos inovadores” para empresas com mais de 200 funcionários.

As empresas participantes são avaliadas em mais de 120 itens e devem demonstrar a forma como organizam os processos de inovação na empresa, como estimulam o ambiente de trabalho dos funcionários para serem criativos, ou também quais estratégias de inovação são utilizadas. Para que todas as empresas tenham as mesmas oportunidades, o selo é concedido em três categorias: para empresas até 50 funcionários, 51 a 200 funcionários e mais de 200 funcionários.

O fabricante de máquinas-ferramenta de Reutlingen adotou modernos processos de tomada de decisão: hierarquias planas e funcionários que estão ativamente envolvidos nos processos. “Dessa forma, as pessoas realmente apoiam uma decisão”, diz o CEO da B+W, Olaf Furtmeier. Muitos treinamentos e discussões foram necessárias para a transição para esse processo inovador de tomada de decisão. “Nossa cultura permite erros, desde que você aprenda com eles”, complementa Furtmeier.

Entre as inovações, os destaques foram o processo de desenvolvimento da Linha de Centros de Usinagem Horizontais MCC – em parceria com o departamento de engenharia de produtos da Romi no Brasil – e o desenvolvimento de conteúdos e tecnologia para utilização dos óculos de realidade virtual na manutenção de seus produtos. Luiz Cassiano Rando Rosolen, CEO da Romi, comenta que as iniciativas de inovação estão sendo constantemente compartilhadas entre as empresas do grupo Romi. “Nosso objetivo é sempre beneficiar o nosso cliente final, desenvolvendo produtos cada vez mais eficientes e de alta tecnologia”, afirma.