Caminhão elétrico e motor para geração de energia: novidades da Scania

A Scania reafirma sua jornada de descarbonização ao ampliar sua gama de caminhões de matrizes alternativas ao diesel, inserindo em seu portfólio os veículos movidos a gás, a biodiesel e o primeiro caminhão elétrico da marca, o modelo histórico 30 G 4×2. A fabricante também desenvolveu um para geração de energia, o DC13 507A.

Entre os lançamentos que atendem à descarbonização, há o P 280 6×4 XT (7 litros) – ‘Light Construction’ – para a construção civil; a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv; os semipesados de 7 litros com novas potências (250cv e 280cv); o Super B100 (100% movido a biodiesel); e a nova versão a gás de 650km de autonomia.

O espaço principal da Scania tem 2.800 metros quadrados, além de uma área exclusiva apenas com modelos fora de estrada. O centro do estande é formado pela linha de caminhões movidos a combustíveis alternativos com destaque para o primeiro elétrico da marca, o 30 G 4×2. O modelo representa um avanço significativo na eletrificação do transporte. Este caminhão foi projetado para atender às vocação para curtas distâncias de até 200km em operações hub to hub e distribuição, oferecendo zero emissão de CO2 e baixo custo operacional.

A Scania traz 18 caminhões para a Fenatran 2024 (são 12 no ambiente central, três no setor off-road e três no test drive externo). No estande principal, os 12 veículos estão divididos em movidos a diesel e mais sustentáveis. Os a diesel são: P 250 6X2, P 320 8X2, 770 S 6X2 V8, 560 RH 6X4 Super, 460 RH 6X2 Super, RH 540 6X4 Plus, RH 450 6X2 Plus, edição comercial Performance G-Line 370 4×2 e 6X2, P 280 6X4 XT, o chamado ‘Light Construction’. Da linha sustentável: 30 G 4X2 elétrico, 500 RH 6X4 Super B100 (100% biodiesel) e o GH 460 6X2 (gás comprimido e/ou biometano), de 650km de autonomia.

Pela primeira vez, a Scania expõe na Fenatran uma área exclusiva de caminhões off-road, os vocacionados do pacote XT desenvolvidos para atividades em terrenos acidentados combinando robustez, produtividade e eficiência. São três modelos: R 560 6X4 XT (madeireiro), G 560 8X4 XT (mineração) e o P 360 6X4 XT.

Os visitantes também poderão conhecer em detalhes com a equipe de atendimento como a linha rodoviária Scania passa a oferecer o caminhão mais seguro do mercado. Nesse sentido, são três novidades: soluções de rastreamento, nova arquitetura eletrônica e novo painel digital e atualizações do sistema ADAS (o tradicional sistema de segurança da Scania). O novo ADAS teve todos os sensores ativos que previnem acidentes melhorados com a chegada da nova arquitetura eletrônica. O sistema traz três atualizações de funções, além de três novas. Portanto, um total de seis novidades.

As ações da empresa também englobam a área de Serviços. A novidade fica com o ProDriver, que é voltado para a capacitação profissional. Aos pacotes do PRO, a montadora soma os Serviços Conectados Scania, que incluem o Scania FIT (Ferramenta de Inteligência de Frota) e o portal My Scania, que oferecem uma gestão de frotas, utilizando dados dos veículos para uma operação mais eficiente e econômica. O Scania ProDriver, solução digital que combina tecnologia de ponta com serviços de suporte para maximizar a eficiência nas operações, permite economia de até 5% no consumo de combustível, o monitoramento e otimização das frotas, garantindo maior rentabilidade e sustentabilidade. Complementando, a Control Tower (Torre de Controle) é uma solução que permite o monitoramento em concessionárias, garantindo maior disponibilidade dos veículos e redução de consumo de combustível e do Scania Zone.

“O contínuo compromisso da Scania com a inovação sustentável vai além de nossos produtos. Estamos focados em entregar serviços que garantam o menor tempo possível do veículo parado em nossas oficinas da rede. Vamos mostrar na Fenatran como os Serviços Scania PRO e nossas outras ferramentas formam um amplo leque de soluções para o cliente ter na sua operação a cobertura e garantias dos serviços Scania para toda a linha de veículos, incluindo a novidade, o caminhão elétrico”, acrescenta Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil.

Motor para geração de energia

A atuação da Scania com sua área de negócios de motores industriais, marítimos e para geração de energia, em 2026 terá mais um modelo para a geração de energia: o motor DC13 507A, que pode ser utilizado em aplicações para usinas termoelétricas, indústrias, na lavoura, em supermercados, hospitais, pecuária e indústria petroquímica. As potências que estarão disponíveis serão 579kW (660kVA a 1.800 rpm (60Hz) e desenvolve torque de 3.610Nm) e 573kW (660kVA a 1.500 rpm (50Hz) e torque de 3.040Nm). Dentre as vantagens estão sistema de combustível de alta pressão, baixa emissão de CO2, sistema de gerenciamento eletrônico Scania e cabeçote único com duplo comando. O peso é de apenas 1.045kg. Em comparação com a geração atual, o DC13 507A oferecerá até 8% de economia de combustível, maior durabilidade (em até 50%), redução de ruído de 2,5 dB e menor emissão de CO2 (de até 12%).