A AGCO, em parceria com o grupo Coopercarga, incorpora veículos movidos a eletricidade e a gás GNV em sua frota de caminhões no Brasil. A empresa é primeira do segmento agrícola a adotar essa iniciativa, que tem potencial para reduzir as emissões em 480 toneladas de CO2 por ano. A iniciativa abrange três dos 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Energia limpa e acessível; Consumo e produção responsáveis; e Ação contra a mudança global do clima. Além disso, AGCO e Coopercarga irão reforçar suas respectivas posições de vanguarda em diversidade e apoiar a presença feminina no mercado de trabalho priorizando a atuação das mulheres à frente da direção dos caminhões. Elas irão dirigir o modelo elétrico JAC iEV1200T+, da JAC Motors, e o modelo movido a GNV, o Scania R410 6×2, da Scania.
“Estamos priorizando as ações de sustentabilidade e parcerias que causam maior impacto positivo, e de forma mais imediata. Seguimos uma tendência mundial em busca de produtividade e eficiência pelo uso de tecnologia através de equipamentos movidos à energia renovável e como consequência entregamos uma logística inteligente”, explica Rafael Jesus, Gerente de Distribuição e Transportes da AGCO América do Sul.
Os 16 caminhões, oito elétricos e oito a gás – aproximadamente 20% do total da frota de logística dedicada às operações de inbound da companhia -, serão utilizados para entrega de peças de fornecedores para as fábricas em Mogi das Cruzes-SP, Canoas-RS, Santa Rosa-RS e Ibirubá-RS, além de também entregarem peças no Centro de Distribuição de Peças, em Jundiaí-SP.
A meta da companhia é que entre 30% a 40% das operações sejam realizadas por caminhões movidos a eletricidade e gás GNV no médio prazo. “Acompanharemos durante o ano de 2022 os quesitos como adequação de infraestrutura do país, e está sendo preparado um plano consistente de expansão, alinhado com os objetivos da corporação”, afirma Rafael Jesus da AGCO.
A entrega dos primeiros caminhões terá início em março e seguirá até novembro. A iniciativa é uma parceria da AGCO com um dos seus prestadores de serviços de transportes Coopercarga, que aposta na aquisição e substituição dos veículos movidos a diesel por elétricos e a gás GNV. A empresa Unidão Transportes e Logística, que é um dos principais parceiros logísticos da AGCO no Brasil, também faz parte da iniciativa de adequação na frota.