Centro Hospitalar em Manguinhos para infectados pela Covid-19 terá ETE da Ectas

A Ectas é a fornecedora de toda a solução para o tratamento eficiente do esgoto do centro hospitalar para pacientes infectados pela Covid-19, que está em fase final de construção em Manguinhos (Rio de Janeiro-RJ). O empreendimento contará com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de alto desempenho pronta para operar uma vez que sairá da fábrica pré-montada, proporcionando rápida instalação e atendendo a urgência da ação. Os equipamentos estarão em funcionamento em até três dias após a sua chegada ao hospital. A previsão é que tudo esteja funcionando em 30 de abril, conforme expectativa da direção da ECTAS. A partir de então, o centro hospitalar de alta complexidade tratará de forma eficaz todo efluente gerado em sua unidade.

A contratação para os trabalhos se deu em caráter emergencial, e a ECTAS correspondeu com agilidade tanto com relação ao atendimento inicial quanto à produção dos produtos, reconhecidamente rápida em função do processo produtivo patenteado pela empresa e sua comprovada experiência no setor. Com isso, toda a solução para o tratamento eficiente do esgoto do hospital será entregue em prazo recorde de 23 dias. O sistema inclui projeto; estação elevatória de esgoto; estação de tratamento de esgoto (sistema de tratamento preliminar / sistema de tratamento biológico MBBR/IFAS / sistema de desinfecção e dosagem de químicos); fornecimento de tanques especiais em PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro) ultrarreforçados; e equipamentos automatizados para diminuir a incidência de mão de obra.

Importante frisar que a ECTAS está em linha com a Organização Mundial de Saúde – OMS, seguindo todas as recomendações para a segurança de seus funcionários dentro da empresa e em campo durante as instalações. Uso do álcool gel, alternância dos horários de almoço, ações pontuais nos horários de pico (entradas, saídas e trocas de turnos) para evitar aglomeração, bem como o uso de máscaras e EPIs indicados pelo Ministério da Saúde.