“O produtor, por ser usuário, traz informações importantes para que as indústrias possam aprimorar seus produtos e máquinas e desenvolver novas tecnologias, a fim de atender as demandas. Por isso, na Agrishow temos os principais lançamentos para as pequenas, médias e grandes propriedades, estimulando a realização de negócios”. Essa declaração de Francisco Matturro, presidente da Agrishow 2023, resume os objetivos dessa Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que chega à 28ª edição e é realizada de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
Citando algumas atrações desta edição, Matturro informa que, a tecnologia permeia todo o evento e está presente em todos os estandes, com opções para a pequena, a média e a grande propriedade, com o objetivo de reduzir custos e favorecer o meio ambiente contribuir para o aumento de produtividade e eficiência nas lavouras e pastagens brasileiras, além de auxiliar na questão climática, diminuindo as emissões de gases poluentes e o impacto ambiental da atividade.
Outros exemplos de inovações citados pelo presidente da Agrishow 2023, reportam-se à Arena do Conhecimento, onde o visitante encontrará startups com as mais diversificadas tecnologias para o agro; as máquinas, “todas com muitas tecnologias incorporadas, podem ser pilotadas automaticamente, comandadas por GPS, e estão equipadas com cabines que oferecem enorme conforto para o operador, climatizadas e pressurizadas”, e a grande tendência “é a tecnologia de pulverização localizada”.
Palco que também prioriza a aproximação e o relacionamento entre os produtores e as empresas, reúne profissionais do campo, indústrias, empresas, fornecedores de serviços e tecnologias, institutos de pesquisas, órgãos governamentais, academia e startups e reforçará que o país está preparado para atender as demandas por alimentos, fibras e energia sustentável. Isso significa que a feira tem um papel efetivo para ampliar a competitividade do setor, por meio do estímulo ao desenvolvimento de novas tecnologias e da disseminação dessas inovações dentro e fora do território brasileiro.
Em coletiva de imprensa realizada em 5 de abril, João Carlos Marchesan, 1º Vice-Presidente da ABIMAQ, discorreu sobre o crescimento da safra e o aumento da área plantada, que demandarão maior número de máquinas no campo. “Os produtores estão em busca do que há de mais moderno em tecnologia agrícola para ampliar sua produtividade e aprimorar sua eficiência e eles estão decidindo os investimentos neste momento. Por isso, a realização da Agrishow acontece no período ideal, oferecendo justamente o que eles procuram”, frisou.
Com a expectativa de receber 190 mil visitantes que poderão passar pelos espaços das mais de 800 marcas nacionais e internacionais presentes, a fim de conhecerem os lançamentos em produtos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, agricultura de precisão, irrigação, armazenagem, pecuária, sementes, corretivos, fertilizantes, defensivos agrícolas, insumos diversos, sacarias, embalagens, tecnologia em software e hardware, agricultura familiar, financiamento, seguro, peças, autopeças, ferramentas, pneus, válvulas, bombas, motores, linha amarela, veículos comerciais e soluções completas para propriedades rurais.
Considerado o principal evento do setor na América Latina, a Agrishow 2023 deve ser a maior de todas as edições. Acolherá algumas iniciativas, como o “Agrishow Pra Elas”, que terá atividades de conteúdo e relacionamento dedicado às mulheres do agro, e o “Agrishow Labs”, com uma arena para as startups apresentarem diversas soluções tecnológicas e inovadoras, além da segunda edição do Prêmio Agrishow de Startups.
Ainda, a infraestrutura do Parque de Exposições foi aprimorada, incluindo novas áreas de estacionamento, separando visitantes, expositores e prestadores de serviços em bolsões distintos, e investimentos na estruturação de um projeto de mobilidade interna no sistema de circuito, para dar mais fluidez e agilidade, tanto na entrada, quanto na saída do evento, visando facilitar o escoamento do trânsito da rodovia Antônio Duarte Nogueira.
Também foram implementados novos sistemas de pagamento, inclusive através de tecnologias como SemParar e TAGGY, para tornar ainda mais ágil essa operação. Falando ainda de mobilidade, a feira destaca e incentiva a vinda de caravanas, já que há uma nova estrutura, com muito mais conforto e um ponto de parada e de acesso ao evento dedicado a elas neste ano.
A Agrishow 2023 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no País: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Markets, que espera volume de negócios maior do que a edição anterior – R$ 11,243 bilhões em vendas de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem.