Atualizado em 14:31 – 21/05/2020
O combate ao coronavírus (COVID 19) é uma crise que uniu todo o mundo nas últimas semanas. Temos visto diversas ações sendo realizadas para mitigar os efeitos da doença e tentar diminuir a velocidade de seu contágio. Esta página do Portal Máquinas Equipamentos irá reunir as melhores ações do setor industrial para criar uma rede de exemplos que possam inspirar todo o setor.
Se também quiser nos enviar as suas ações, entre em contato pelo nosso formulário.
Gree Brasil doa purificadores de ar, máscaras médicas e óculos de proteção para hospital de Manaus
A Gree Brasi doou um lote de materiais antiepidêmicos, incluindo 10.000 máscaras médicas e óculos de proteção e purificadores de ar, ao Hospital 28 de Agosto, de Manaus (AM), uma das áreas mais atingidas pelo novo coronavírus no Brasil.
Os purificadores de ar estão sendo usados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. O produto foi testado no Hospital de Huoshenshan, construído no tempo recorde de 10 dias em Wuhan, na China, e utilizado em outros hospitais chineses durante a luta contra a epidemia no país. De acordo com os dados dos testes laboratoriais autorizados pelo Laboratório de Química e Física em Aerossol, Academia Chinesa de Ciências, o purificador da Gree pode eliminar 99% do novo coronavírus, por meio de uma tecnologia exclusiva de purificação que destrói a parede celular e a proteína do vírus.
Petrobras apoia Senai na recuperação de ventiladores pulmonares
Movida pela urgência em ajudar na disponibilidade de ventiladores pulmonares para tratamento de pacientes graves, a Petrobras está apoiando o Senai e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) no trabalho de recuperação de ventiladores mecânicos em todo País. Com investimento de R$ 1 milhão, a expectativa da companhia é viabilizar a restauração de no mínimo 100 equipamentos.
Nessa força-tarefa de solidariedade, a Petrobras dará suporte a 39 centros de manutenção de ventiladores coordenados pelo Senai, distribuídos em 20 estados e no Distrito Federal, dedicados a restaurar os equipamentos e a ajudar no tratamento de pacientes com Covid-19. Esses centros receberão os aparelhos danificados encaminhados por hospitais públicos de todo país.
Unidades da Nidec Global Appliance no Brasil arrecadam 38 toneladas de alimentos
Todos os anos, os grupos de Círculo de Controle da Qualidade (CCQ) da Nidec Global Appliance realizam campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos. Em 2020, as equipes das três unidades da empresa, em Joinville e Itaiópolis, se mobilizaram para antecipar a iniciativa com o intuito de arrecadar alimentos, itens de higiene e limpeza para doar às famílias que estão sendo impactadas pela pandemia de coronavírus. A campanha interna, que durou 24 dias, encerrou na última sexta-feira (8) com cerca de 19 toneladas de alimentos doados. Este montante ganhou incremento com a participação da companhia, que dobrou a quantidade e, ao total, serão cerca de 38 toneladas doadas.
John Deere contribuiu para o combate ao coronavírus
A John Deere Brasil está capitaneando uma série de iniciativas sociais em todo o País para contribuir com a sociedade no combate ao novo coronavirus. A companhia, em parceria com a rede de concessionários, Instituto John Deere e funcionários, inicialmente arrecadou 190 toneladas de alimentos por meio de cestas básicas, que beneficiarão cerca de 12 mil famílias em comunidades com maiores necessidades.
DAF Caminhões Brasil atua no combate à disseminação do coronavírus
A DAF Caminhões Brasil realizando uma série de iniciativas para ajudar a comunidade de Ponta Grossa (PR), onde está localizada sua sede, a combater a disseminação do coronavírus (COVID-19). Esforços da companhia se concentraram em doações para o Sistema Público de Saúde da região. Assim como o auxílio para a confecção de máscaras para a população.
A primeira iniciativa consistiu na doação de álcool gel 70% para a UPA Santa Paula, referência no atendimento público da cidade. A unidade de pronto atendimento recebeu insumo suficiente para a sua demanda neste período de combate à COVID-19. O álcool gel 70% está sendo utilizado na assepsia das mãos de profissionais e da população que utiliza a instituição de saúde.
Atlas Copco adota medidas para combate ao coronavírus extensivas às empresas do grupo
Diante da grave crise de saúde e econômica enfrentada nas últimas semanas por conta do combate ao coronavírus (COVID-19) no Brasil e no mundo, a Atlas Copco adotou diversas medidas para dar continuidade aos negócios, preservando em primeiro lugar a saúde de seus parceiros e colaboradores.
Assim, tanto em escopo nacional quanto global, foram criados comitês de crise, onde há a atualização diária do plano de atuação da empresa. Dentre os principais pontos, está a implementação de uma política clara, que desautoriza viagens internacionais, além de procedimentos de quarentena e isolamento para situações de risco, tais como: exposição a pessoas contaminadas ou viagens a locais de risco; protocolo de etiqueta para todas as reuniões, sejam internas ou externas.
Serviços digitais da ABB para manutenção da produção estão gratuitos durante pandemia
Os principais serviços de software para manutenção da produção da área de negócios de robótica e automação discreta da ABB, no período de 27 de março a 31 de dezembro de 2020 estão sendo disponibilizados gratuitamente. Ação ocorre com fim de contribuir para que os clientes e parceiros da companhia gerenciem remotamente as linhas de produção e mantenham os sistemas robóticos funcionando com desempenho ideal com menos interação humana. Principalmente devido à pandemia de coronavírus (Covid-19) e a necessidade atual de distanciamento social e trabalho remoto. As ferramentas digitais também podem ser usadas para ajudar os clientes a continuar trabalhando e se preparar para projetos que estarão prontos para serem executados assim que todos voltarem ao local de trabalho.
Entre os serviços incluídos estão monitoramento e diagnóstico de condições, software de gerenciamento de ativos e solução de problemas remotos e monitoramento de linhas de produção para a entrega de suprimentos importantes.
Volkswagen mantém rede de concessionários autorizados em plantão durante combate à pandemia
A Volkswagen Caminhões e Ônibus e toda a rede de concessionários autorizados está em permanente plantão para atender aos clientes durante combate à pandemia. Presencialmente ou por telefone em todo o País. O objetivo é contribuir para a normalidade do transporte de passageiros e o abastecimento em todos os segmentos da economia. Para isso, a VW Caminhões e Ônibus protege seus colaboradores, reduzindo os times a serviços emergenciais e plantões. Enquanto tem como prioridade garantir que mercadorias continuem a chegar a farmácias, hospitais, supermercados e outros pontos comerciais que continuam funcionando.
O comunicado expedido pela empresa informa que a empresa colocou à disposição dos motoristas em todo o país, seja em emergências na estrada ou nas cidades, os canais de atendimento CHAMEVOLKS (discagem gratuita 0800 019 3333), MAN Service (0800 712 3333). Assim como, pode se realizar o contato pela central de relacionamento através de WhatsApp (+55 11 9-7311-8445). Além disso, na retaguarda, o corpo técnico da montadora, formado por consultores especializados das áreas de Assistência Técnica, Regionais e de Vendas, está a postos para atender com rapidez a todas as solicitações da rede e de seus clientes.
New Holland Construction garante suporte durante luta contra coronavírus
Durante a luta contra o coronavírus, a marca da CNH Industrial mantém atendimento por meio do Customer Service, no telefone 0800-777-6423, Rede de Concessionários e e-commerce, assim como canais on-line para aquisição de máquinas, serviços e peças de reposição. Assim garante as solicitações de todos os segmentos, com comodidade e segurança. O suporte é realizado com base nas medidas de prevenção anunciadas pelas autoridades de saúde.
“Neste momento de contenção e prevenção, trabalhamos para definir medidas e recomendações de proteção para todos os colaboradores, parceiros e fornecedores. Assim, desenvolvemos protocolos para recepção de peças, higienização das instalações, máquinas e contato com os clientes”
Giovanni Borgonovo, gerente de Marketing da New Holland Construction para América do Sul
Trumpf une-se à luta contra o coronavírus com retrofit de mini lasers para ventiladores mecânicos
Grupo Trumpf, entra na luta contra o coronavírus (Covid-19) adaptando sua linha de diodos a laser capazes de medir a quantidade de oxigênio. Estes diodos eram largamente utilizados para monitorar a quantidade do gás durante o reabastecimento de aeronaves, evitando acidentes. Agora, eles serão usados para melhorar a performance e a eficácia de respiradores. Com eles, será possível ajustar com maior precisão a quantidade de oxigênio que cada paciente recebe em tempo real. Até o final de maio, 3.500 ventiladores mecânicos serão equipados com os diodos a laser da Trumpf.
“Como empresa de alta tecnologia, nós podemos contribuir com nossa experiência em desenvolvimento e produção para este projeto único. Mesmo que os componentes para respiradores não façam parte do nosso negócio principal, combater o novo coronavírus interessa a todos nós”
Berthold Schmidt, Managing Director da Trumpf Photonic Components
Os diodos a laser adaptados são normalmente usados para medir a quantidade de oxigênio durante o reabastecimento de aeronaves ou na indústria petroquímica. A principal função é verificar a composição do ar, prevenindo explosões. Agora, eles estão sendo instalados em respiradores hospitalares para medir a quantidade de oxigênio que está sendo ministrada ao paciente de Covid-19.
WhatsApp agiliza respostas e soluções da FPT Industrial durante combate ao coronavírus
O FPT Atende, meio de contato dos clientes com a FPT Industrial, passou a integrar o WhatsApp às ferramentas usuais de comunicação por telefone e e-mail. A finalidade é agilizar as respostas e as soluções para os segmentos on-road, off-road, marítimo e de geração de energia, reforçando a prestação de serviços da FPT Industrial em canais de atendimento e Rede de Distribuidores.
“Na FPT Industrial, temos um grande compromisso com a sociedade e, dada a complexa situação que o mundo passa, temos a responsabilidade de garantir a melhor experiância. O WhatsApp é uma realidade em todos os mercados e regiões onde atuamos, então disponibilizamos mais um canal no qual os clientes terão respostas e agora na palma da mão”
Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel
Para reforçar os cuidados com a saúde nesse momento, a FPT Industrial e a Rede Distribuidores priorizaram os serviços e reparos de motores de empresas que fornecem alimentos, medicamentos, higiene, doações, pessoal médico ou dedicados à tarefa de contenção do novo coronavírus, entre outros. As áreas de peças e serviços permanecem ativas em todo o Brasil.
CNH Industrial realiza doações e protege colaboradores no combate ao coronavírus
A CNH Industrial está mobilizada em ações que visam contribuir no combate do impacto do coronavírus na América do Sul. As medidas em andamento incluem doação de máscaras, equipamentos de proteção individual (EPIs) para unidades hospitalares, de cestas básicas e refeições para hospitais públicos. Assim como asilos e caminhoneiros e cessão de geradores de energia para governos no Brasil e na Argentina.
“Vivemos uma crise mundial sem precedentes, que sobrecarregou o sistema de saúde e impactou diretamente todos os outros setores. Seguimos trabalhando para garantir a segurança de nossos funcionários e a continuidade dos negócios, considerados essenciais para a sociedade”.
Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial para a América do Sul
A empresa reforça que está preparada, junto com as suas redes de concessionários, para seguir atendendo às demandas dos seus clientes com peças e serviços necessários nas áreas agrícolas, de transporte e construção, garantindo assim a continuidade das atividades desses setores essenciais à sociedade. Além disso, realizou medidas para proteção e segurança de seus colaboradores em todos os setores, e espera que essa situação seja normalizada o mais breve possível.
Librelato combate coronavírus com doação de mil cestas básicas
A fabricante de implementos rodoviários Librelato juntou-se ao movimento “Juntos de Coração” para buscar doações em prol do combate aos impactos sociais provocados pela pandemia do coronavírus (Covid-19).
Os esforços imediatos da campanha estão sendo direcionados para levar alimentos às famílias mais vulneráveis, confecção e estímulo do uso de máscaras faciais, adquirir equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais de saúde, kits de análise para identificação do novo coronavírus e para ações de apoio às micro e pequenas empresas de Criciúma e região.
A Librelato doou 1.000 cestas básicas para a comunidade de Criciúma (SC) e região.