Comunicação institucional

As ações de comunicação com o mercado também compreendem divulgação institucional. Para isso, a ABIMAQ mantém veículos próprios, como o Informaq Digital, a revista Máquinas & Equipamentos e o Anuário ABIMAQ.

A relação com os meios digitais se fortalece ano a ano. No caso do Informaq, por exemplo, de 2023 para 2024, a evolução no número de visualizações cresce 50,65%, atingindo o total de 41.458.

Nas redes sociais, o crescimento também é permanente. Presente em YouTube, Facebook, Instagram e Linkedin, a ABIMAQ mantém presença sólida e consistente, ampliando o número de seguidores e inscritos nesses canais. Somando todos esses canais, a ABIMAQ, em 2024, totalizou mais de 90 mil seguidores.

Como entidade máxima do setor de máquinas e equipamentos, a ABIMAQ é fonte para matérias em veículos de comunicação em geral, como jornais, revistas e portais de notícias especializados e de grande circulação, emissoras de televisão e rádio, totalizando ao longo de 2024, cerca de 1.000 veiculações.

Endormarketing

Ao longo do último ano, o setor de Recursos Humanos da ABIMAQ consolidou importantes avanços voltados ao desenvolvimento humano, à valorização dos colaboradores e ao fortalecimento da cultura organizacional. Por meio de ações estratégicas e integradas, o RH atuou de forma contínua para promover um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e colaborativo.

Entre os destaques, promovemos campanhas internas de responsabilidade socioambiental, como a reciclagem de tampinhas, lacres, pilhas e eletrônicos, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental. Ao todo, arrecadamos 127.770 tampinhas plásticas, 125.130 lacres de alumínio, 1.170 pilhas e 115 itens eletrônicos, demonstrando o engajamento dos colaboradores e o impacto positivo dessas ações.

Também realizamos palestras educativas alinhadas ao calendário da saúde e bem-estar, como Outubro Rosa, Novembro Azul e Setembro Amarelo, promovendo a informação e o autocuidado entre os colaboradores.

Com o intuito de valorizar e reconhecer as datas significativas, realizamos ações comemorativas para o Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia da Indústria, além da campanha dos “Meses das Cores”, que trouxe visibilidade a diferentes causas de saúde e sociais.

No campo da solidariedade, desenvolvemos campanhas de doação, como a Campanha do Agasalho e a arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças, que resultou na coleta de aproximadamente 100 brinquedos, incentivando o espírito de empatia e colaboração entre os times. Também realizamos uma mobilização solidária com doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, reforçando nosso compromisso com a responsabilidade social e a união em momentos críticos.

Além disso, promovemos iniciativas de engajamento e integração, como quizzes de conhecimento, atividades de entretenimento e a tradicional SIPATI – Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Trabalho Integrado –, além de ações para aproximar os colaboradores do conhecimento institucional da ABIMAQ.

Mensalmente, comunicados internos reforçaram mensagens sobre temas relevantes, como assédio, preservação ambiental, interação e respeito ao próximo, contribuindo para um ambiente de trabalho cada vez mais ético, respeitoso e alinhado aos nossos valores.

Com essas ações, o RH da ABIMAQ/SINDIMAQ reafirma seu compromisso com a valorização das pessoas, a promoção do bem-estar coletivo e o fortalecimento de uma cultura organizacional baseada em respeito, responsabilidade e desenvolvimento contínuo.