Consórcio cresce em meio à pandemia para renovação e ampliação de frota

O Consórcio Librelato, administrado pela Ademicon, completa cinco anos e se confirma como responsável por 10% das vendas da marca no Brasil, com uma carteira de sete mil cotas ativas. Neste período, já são 12 grupos em andamento e quase um bilhão de reais em créditos comercializados. Somente de janeiro a maio deste ano, o Consórcio Librelato cresceu 68% no volume de créditos vendidos em comparação a 2020.

De acordo com Manuel Bernardo, gerente comercial do Consórcio Librelato, a previsão é de lançar até o final do ano mais um grupo de mil participantes. Além disso, a expectativa é de superar 300 milhões de reais em vendas ainda em 2021. “Os ótimos resultados do consórcio de veículos pesados  demonstra claramente que o mercado começa a reagir de maneira positiva à pandemia. Mais brasileiros estão escolhendo o consórcio devido à possibilidade de programação antecipada, sem juros”, destaca o executivo, especialista em consórcio.

De acordo com Manuel Bernardo, o perfil dos clientes do Consórcio Librelato é formado em sua maioria por grandes frotistas, que usam a modalidade para renovação ou ampliação de frota. “As empresas se programam por meio do consórcio, que permite um planejamento antecipado e de longo prazo. Outra vantagem está no prazo de entrega: o cliente contemplado no consórcio tem prioridade e recebe o produto Librelato em até 90 dias”, explica. Ele conta que este ano já foram entregues 250 unidades através do consórcio. Até o final de 2021, este número deve subir para cerca de 600 unidades. Todos os meses são contempladas em média 80 cotas.

Atualmente os produtos mais procurados são os semirreboques graneleiros, responsáveis por 50% das vendas pela modalidade. Em segundo lugar os semirreboques basculantes. Ambos os produtos encontram aplicação no setor agrícola, hoje o que mais demanda implementos da Librelato no País. “Os operadores estão muito mais atentos à rentabilidade que os produtos podem oferecer, por isso esses implementos são os destaques em vendas de cotas de consórcio”, diz o executivo.