A Tupy e a MWM firmaram parceria com a cooperativa agrícola Primato para a construção de uma usina de biogás em Ouro Verde do Oeste (PR), que produzirá energia limpa, por meio da utilização de dejetos de suínos, e combustível renovável, com a geração do biocombustível. Trata-se do primeiro acordo estabelecido após a combinação entre as duas empresas, concluído em novembro de 2022, que teve como um dos principais objetivos a promoção de soluções viáveis para a descarbonização.
O projeto começa com 13 propriedades, mas há potencial para alcançar todos os cooperados, que poderão manter suas atividades com o auxílio de uma fonte energética limpa, resultando em menor impacto ambiental e redução nos custos operacionais.
O acordo também prevê que a MWM faça a transformação veicular da atual frota de motores a diesel para gás, para que o combustível derivado da transformação dos dejetos, seja utilizando tanto para a movimentação dos caminhões da Primato quanto para subsidiar o consumo de energia elétrica dos cooperados.
O sistema inclui a geração de biofertilizantes, substitutos dos fertilizantes minerais, reduzindo o custo, a dependência de produtos importados e a pegada de carbono.