Crescimento acelerado de um show de novidades e tecnologia

Em sua quarta edição, a Plástico Brasil 2025 segue crescendo desde a primeira edição, em 2017, quando somou 34 mil metros quadrados. Hoje, a feira ocupa seis pavilhões distribuídos em 62 mil metros quadrados, congrega empresas de 20 países e apresenta o que há de mais atual em máquinas e equipamentos, inovações e soluções digitais, antecipando as tendências na cadeia produtiva do plástico.

A cada edição, a Plástico Brasil consolida-se como o grande palco de tendências, serviços e produtos, como um polo estratégico de conexões, negócios e tendências tecnológicas para toda a cadeia da indústria, mostrando inovações essenciais para diversos setores econômicos, com soluções mais eficientes e ambientalmente responsáveis, que promovem impactos significativos em toda cadeia do plástico.

A Plástico Brasil 2025 aconteceu de 24 a 28 de março, no São Paulo Expo. Evento bienal, é iniciativa da ABIMAQ e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), com apoio de várias instituições, a exemplo da Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast). Reuniu cerca de 60 mil visitantes nos seus cinco dias de realização e mostrou a força e a inovação do setor de plásticos, com destaque para máquinas inteligentes e soluções alinhadas à indústria 4.0.

Na definição do presidente do Conselho da ABIMAQ, a Plástico Brasil é uma oportunidade “de encontrarmos as mais variadas aplicações para o plástico, debatendo com todos os profissionais que compõem o setor. A contribuição de cada um para a sustentabilidade do processo produtivo até o destino final do material ou bem-produzido, tendo o plástico como um agente ativo no aprimoramento do processo e na educação da sociedade para o descarte adequado e o fortalecimento da economia circular.”

“Nessa edição, a feira está com muito mais novidades em relação a edição de 2023, que foi pós-pandemia. Nossas máquinas hoje estão cada vez mais atendendo as mais modernas tecnologias de fabricação. Cada vez mais o binômio custo x benefício está mais presente em todos nossos equipamentos. Produtividade, eficiência energética, tecnologia 4.0, IA etc., hoje são parte integrante em nossa produção”, anunciou o presidente da CSMAIP.

Inovação e sustentabilidade: o foco de 2025

Inovações em tecnologia e sustentabilidade foram destaques e se refletiram em novos projetos, modernização de maquinário, matérias-primas, economia circular e reciclagem. Cumpre, assim, seu papel, segundo Mainard: “Este evento é um marco para toda a cadeia produtiva do plástico, sendo um momento estratégico para o lançamento de novas tecnologias e a geração de negócios que impulsionam a competitividade do setor.”

As atrações voltadas para inovação presentes na Plástico Brasil 2025 proporcionaram ao visitante uma imersão nas tendências tecnológicas do setor. Entre os espaços com essa destinação, o Parque de Ideias é dedicado a conteúdos exclusivos, com palestras embasadas em pesquisas de mercado e apresentações de projetos inovadores desenvolvidos por instituições de ensino de destaque, profissionais experientes no mercado e entidades do setor.

Já o Workshop de Troca Rápida de Moldes demonstrou ao vivo o SMED – Single Minute Exchange of Die (que, em tradução livre, significa Troca Rápida de Moldes), uma metodologia que reduz o tempo de setup de máquinas injetoras para menos de 10 minutos, promovendo eficiência e automação no processo produtivo.

O SMED foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e forneceu certificado de participação para todos que vivenciarem a prática.

A Escola Móvel de Nanotecnologia, do Senai, ofereceu uma experiência interativa com equipamentos científicos de ponta, como microscópio eletrônico de varredura e analisador de partículas, permitindo contato direto com os avanços da nanociência aplicados à indústria do plástico.

Outro destaque foi o 4º Abinfer Business – ABC 2025, uma ação que conta com a exposição de ferramentarias e de fornecedores da indústria de ferramentais, proporcionando ambiente ideal para negócios e troca de experiências no setor.

Evento direcionado a discutir o papel da mulher na indústria do plástico abordou questões de liderança, inclusão e inovação, o Mulheres que Transformam, em sua 3ª edição foi realizado pela primeira vez em São Paulo.

Internacionalização

Na 4ª edição da Plástico Brasil, a presença de sete pavilhões internacionais – Áustria, Suíça, Suécia, Itália, Alemanha, Taiwan e China –, assim como delegações internacionais interessadas em explorar oportunidades de negócios no país, reforçaram a importância do Brasil no cenário global da indústria do plástico, situando a feira como uma das mais relevantes para o setor na América Latina.