Cummins Inc. divulgou sua intenção de expandir seus negócios de produção de células de combustível e hidrogênio e, assim, solidificar ainda mais a empresa como líder global em energia, durante reunião com sua liderança global, realizada em meados novembro. Na ocasião também detalhou seus planos para gerar receitas de eletrolisador de pelo menos US$ 400 milhões em 2025. Membros da equipe de liderança da Cummins revisaram o portfólio e a estratégia de hidrogênio existente da empresa e discutiram oportunidades de mercado específicas em uma conferência virtual realizada com a comunidade de investidores
“À medida que o mundo faz a transição para um futuro de baixo carbono, a Cummins tem força financeira para investir em tecnologias de hidrogênio e bateria, bem como motores avançados a diesel e gás natural”, disse o presidente e CEO Tom Linebarger, comentando que “a Cummins participa de mercados e vemos a adoção antecipada dessas tecnologias, alavancando nossa liderança em relacionamento com o cliente, conhecimento de aplicação e serviços globais. Também continuamos a investir em novas tecnologias, como células a combustível de óxido sólido, promissoras em aplicações de energia estacionária”
“A demanda por eletrolisadores está crescendo rapidamente com a oportunidade de utilizar hidrogênio verde para substituir o hidrogênio cinza menos ecologicamente correto em processos industriais, enquanto o interesse em células de combustível está crescendo em certos mercados”, disse Amy Davis, presidente da Unidade de Negócios New Power da Cummins Inc.
Durante as apresentações, os líderes da Cummins também compartilharam como o hidrogênio verde e as células de combustível desempenharão um papel crítico na redução de gases de efeito estufa e emissões atmosféricas das indústrias, seguindo as recomendações de especialistas para limitar os aumentos da temperatura global em linha com o Acordo de Paris. Com a certeza de que a adoção da tecnologia de célula de combustível levrá um tempo e que seu custo será reduzido à medida que o desenvolvimento evolui, e listam a infraestrutura como uma barreira que exigirá ação e envolvimento da indústria privada e do governo para aumentar o ritmo de adoção de soluções de células de combustível de hidrogênio.
“A produção de hidrogênio verde e a adoção de tecnologias de células de combustível em mercados atendidos por combustíveis fósseis hoje serão essenciais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo e também permitirão à Cummins atingir a neutralidade de carbono até 2050. Continuaremos a trazer produtos de célula de combustível de hidrogênio ao mercado e já temos muitos sistemas em campo, incluindo caminhões rodoviários, ferroviários, marítimos e outras aplicações, bem como centenas de eletrolisadores”, acrescentou Linebarger.
Visão geral das tecnologias e produtos do hidrogênio – A Cummins está combinando sua experiência em trem de força e suas tecnologias de célula de combustível e hidrogênio para alimentar uma variedade de aplicações, incluindo ônibus o, caminhões de entrega, caminhões de lixo e trens de passageiros. Hoje, a Cummins tem mais de 2 mil instalações de células de combustível em uma variedade de aplicações dentro e fora da estrada, bem como mais de 500 instalações de eletrolisador.
As ofertas de produtos Cummins incluem:
- Módulos de energia de célula de combustível PEM – São escalonáveis de 8 a 90kW, podem ser combinados para atender a requisitos de energia ainda mais elevados e incluem o sistema de célula de combustível completo.
- Trem de força com célula de combustível – A Cummins traz sua história de 100 anos e um profundo conhecimento dos mercados comerciais e seus ciclos de trabalho. E combina isso com a tecnologia de célula de combustível líder da indústria para fornecer trem de força de célula de combustível robusto.
As células de combustível Cummins estão alimentando os primeiros trens de passageiros com células de combustível de hidrogênio por meio da Alstom, uma fabricante francesa de ferrovias. Após completar um ano e meio de sucesso e mais de 180 mil km rodados, a Cummins está entrando na produção em série e é a maior fornecedora de células de combustível para aplicações ferroviárias no mundo.
Em parceria com os principais fabricantes de caminhões europeus, integradores de sistemas e operadores de frotas de gerenciamento de resíduos, a Cummins forneceu células de combustível para a FAUN, líder em veículos de coleta de resíduos e varredoras na Europa, para seu programa de caminhões elétricos para lixo. Cada caminhão tem acionamento 100% elétrico e zero emissão de escapamento com autonomia de até 560 quilômetros, o que é suficiente para percorrer a rota de coleta várias vezes, transportando 10 toneladas de resíduos.
A Cummins está trabalhando com a ASKO, o maior atacadista de supermercados da Noruega, para fornecer células de combustível integradas a quatro caminhões elétricos Scania como parte do plano da ASKO para trazer mais veículos de combustível alternativo para sua frota.
Como parte da iniciativa “H2@Scale” do Departamento de Energia, a Cummins e a Navistar trabalharão juntas no desenvolvimento de um caminhão classe 8 movido a células de combustível de hidrogênio. O trem de força será integrado a um caminhão International® RH ™ Series e usa dois módulos de potência HyPM® HD90, compostos de pilhas de células de combustível HD45 conectadas em série. O caminhão será integrado à frota da Werner Enterprises de mais de 7.700 tratores e operado em entrega local e/ou regional do mundo, fora de Fontana (CA), por 12 meses.
- Eletrolisadores (alcalinos e PEM) – Os eletrolisadores usam eletricidade para dividir a água e criar hidrogênio. Eles geram hidrogênio a partir de hidreletricidade excedente ou outras fontes de energia renováveis.
A Cummins está nos estágios finais de comissionamento da maior planta de eletrólise PEM do mundo em Becancour, Canadá, para a Air Liquide. A instalação de 20 megawatts terá uma produção anual de hidrogênio de aproximadamente 3 mil toneladas. O eletrolisador usará hidroeletricidade renovável excedente para gerar hidrogênio descarbonizado ou verde.
A Cummins está fornecendo seu eletrolisador PEM de 5 megawatts para habilitar energia renovável para o distrito de utilidade pública do Condado de Douglas, no estado de Washington em 2021. O eletrolisador Cummins será dedicado à produção de hidrogênio a partir de energia renovável e será o maior, bem como o pioneiro em uso por uma empresa de serviços públicos, nos Estados Unidos. A Cummins forneceu eletrolisadores para mais de 50 estações de abastecimento de hidrogênio.