No dia 10 de setembro, será dada a largada da 4ª edição do projeto “Viajando com V de Valtra”, uma ação itinerante que exalta a tradição e o protagonismo dos produtores rurais por meio de uma caravana sobre rodas. Este ano, uma frota de 16 tratores vão percorrer durante três dias o Caminho dos Engenhos, um trajeto de aproximadamente 200 km, entre os municípios de Primavera e Igarassu, em Pernambuco.
A ação valoriza a cultura local e o agronegócio do estado, reverenciando a resiliência, persistência e fé dos agricultores pernambucanos. A expedição é uma forma de reconhecimento à força do agricultor pernambucano e do seu papel transformador no agronegócio nacional. Os tratores podem ser vistos como símbolo do progresso no campo. No comboio, estão presentes tratores antigos e clássicos da década de 1980 ao lado de modelos modernos, equipados com alta tecnologia — uma conexão simbólica entre a força produtiva do presente e a herança histórica dessa marca presente no Brasil desde 1960, que foi a primeira empresa do setor a se instalar no País.
A escolha pelo estado de Pernambuco vincula-se ao peso da região na história do agronegócio brasileiro, que pode ser contada por meio de usinas de cana-de-açúcar da região, que representam a força da agroindústria nordestina. De acordo com dados do Sindaçúcar-PE, o estado produziu cerca de 13,15 milhões de toneladas de cana na safra de 2023/2024, sendo o segundo maior produtor do Nordeste. Na safra de 2025, Pernambuco registrou uma produção aproximada de 1,2 milhão de toneladas de açúcar, das quais 60% foram destinadas ao mercado externo. Por isso, durante a caravana, quatro usinas históricas serão visitadas: Usina União, Usina Alcoolquímica JB, Usina Petribu e Usina São José.
Até o dia 12 de setembro, o grupo com cerca de 70 participantes, que inclui produtoras e produtores rurais, influenciadores do agro, concessionários e equipe Valtra, passará por estradas históricas, zonas rurais, comunidades locais e pontos turísticos e culturais. Entre eles estão a Igreja Matriz de São Cosme e São Damião, datada do século XVI, considerada a mais antiga do Brasil, e algumas das mais importantes usinas de cana-de-açúcar da região. Toda a rota será acompanhada por uma estrutura de apoio com segurança, assistência técnica e logística planejada, garantindo o conforto de todos.
Essa romaria teve início em 2022, quando a caravana cruzou parte do Caminho da Fé, rumo ao Santuário Nacional de Aparecida. Já em 2023, edição foi marcada pela presença feminina no agro e aconteceu nos Caminhos de Caravaggio, no Rio Grande do Sul. Em 2024, o percurso foi pela Estrada Real, em Minas Gerais, totalizando cerca de 600 km. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Valtra com o agricultor brasileiro e com a valorização das diversas culturas presentes no país, destacando a riqueza e a diversidade da produção rural nacional.