De distribuidora de borracha a maior parceira da SKF são 60 anos de realizações

Empresa familiar, criada em 1963 no bairro do Brás, em São Paulo (SP), a Abecom distribui soluções em manutenção industrial para equipamentos rotativos, mantendo mais de 40.000 itens em estoque para pronto atendimento dos clientes em todo o território nacional.

O início foi pela distribuição de materiais de borracha, evoluindo para produtos para o mercado industrial, incorporando rolamentos da SKF, lubrificantes especiais – de alta temperatura, alta rotação, alta carga, mineral e sintético – e diversos outros itens. No total, são 11 marcas presentes no portfólio.

Como comenta Rogério Rodrigues – CEO da Abecom desde 2012 e filho do fundador -, “dispomos de um Centro de Treinamento completo com produtos para demonstração, cursos programados e presenciais, biblioteca com sete e-books, e vídeos no YouTube com dicas para o usuário de tecnologias de aplicação de produtos disponibilizados gratuitamente ao público em geral”.

“Crescemos mais de dois dígitos ao ano. Em 1998, o faturamento era R$ 1 milhão por mês; e hoje são R$ 30 milhões. A Abecom mantém equipe técnica e de engenharia à disposição dos seus clientes com 80 especialistas técnicos certificados pelos fabricantes”, destaca o CEO da Abecom, e, com orgulho, informa: “Nos últimos anos, saímos da sétima posição entre os distribuidores da SKF e assumimos o primeiro lugar, nele nos mantendo há 13 anos consecutivos”.

Mostrar para o cliente a equação composta por “um produto de qualidade, mais um fornecedor que faz um trabalho de consultoria gera como resultado custo menor e aumento de produtividade, principalmente para o mercado em que atuamos, caracterizado, em sua maioria, por indústrias que rodam 24 horas”, é a receita de Rodrigues para o sucesso.

E, resumindo, garante: “Também auxiliamos na manutenção, por meio da engenharia de aplicação, para o produto ser 100% utilizado. Usamos técnicas preditivas e big data, em nosso REP Center (Centro de Performance de Equipamentos Rotativos), que via gestão de ativos diagnostica falhas, reduz os custos de operação e aumenta a confiabilidade de máquinas e equipamentos. E mais: quando nosso cliente vai parar uma planta para manutenção, enviamos uma equipe de técnicos para acompanhar a desmontagem e a montagem dos rolamentos, assim como o alinhamento de eixos”.