De expositores tradicionais a estreantes, todos se encontram na AGRISHOW

Em todas as exposições há alguns participantes tradicionais, que contam a história do evento, têm muitas lembranças a rememorar, e há os estreantes, que algumas vezes aguardaram em uma fila de espera por mais de uma edição, anseiam pela possibilidade e anunciam a conquista, grupo que na 29ª AGRISHOW é composto por cerca de 100 empresas, segundo a promotora.

As empresas que participam desde a primeira edição têm estande praticamente cativo, no qual apresenta seus principais lançamentos, mas também conceitos, como produtos em desenvolvimento, e equipamentos em pré-lançamentos ou fase de testes de bancada ou mesmo de campo.

Esses expositores acompanharam a evolução do evento, das indústrias do setor e do agronegócio brasileiro. Como rememora João Carlos Marchesan, membro do Conselho Administrativo da empresa que leva o sobrenome da família, presidente da AGRISHOW e vice-presidente da ABIMAQ, “ao longo dos anos, mantivemos a área de participação, estando no coração da feira, onde tudo começou. Ampliamos a participação com a Civemasa, marca adquirida pela empresa desde 1999 e dedicada à fabricação de implementos e soluções para o mercado sucroenergético. Hoje, expomos com duas áreas, sendo 3.960 m2 para produtos da marca Tatu Marchesan e 4.000 m2 para a marca Civemasa”, afirma Marchesan. Para ele, o principal objetivo na participação de qualquer evento é o de apresentar as melhores soluções aos clientes, “contribuindo para a evolução da agricultura e auxiliando-os na produção de alimentos para o Brasil e o mundo. Evidentemente que buscamos a realização de bons negócios, e vemos na Agrishow uma das principais feira para a empresa”.

Ir à feira não é apenas realizar negócios e apresentar novidades, é também – e não menos importante – fortalecer laços com o mercado e iniciar relacionamentos. “Os nossos estandes destacam-se pela receptividade de nosso time, pelo amplo espaço, pela área dedicada à exposição de implementos destinados à Agricultura Familiar e por uma área exclusiva para exposição de soluções tecnológicas para o agro”, descreve o membro do Conselho Administrativo da Marchesan.

Ao anunciar os lançamentos de ambas as marcas, o empresário destaca a ampliação do portfólio da linha de pulverizadores da Tatu Marchesan e os aperfeiçoamentos pelos quais passaram “praticamente todas as famílias de produtos da Marchesan que serão apresentados na feira, com destaques para as novas carretas graneleiras (de maior capacidade no transporte de grãos), nova família de plainas carregadeiras, apresentação de novas plantadeiras, compostadores de resíduos orgânicos, novas soluções para distribuição de fertilizantes, rolo faca e de preparo de solo com produtos da marca Civemasa”.

Para João Carlos Marchesan, o momento é um marco para a empresa que completa 78 anos de existência. A prioridade – assegura ele – “é garantir que todos os nossos produtos ofereçam o que há de mais avançado em termos de precisão, a um custo acessível e com facilidade de uso. Podemos afirmar que possuímos o maior e mais completo portfólio de produtos, atendendo desde a agricultura familiar às grandes áreas”. E complementa: “A missão da Tatu Marchesan é seguir em frente e à frente, com desenvolvimento de produtos capazes de atender tudo o que os agricultores desejam e precisam. Afinal, inovar e fortalecer a produtividade em campo é alimentar a vida que se renova a cada dia”.

Outra empresa que integra esse seleto grupo é a Case IH, que, animadamente Eduardo Penha – diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para a América Latina – define como o maior estande da feira, com área total de 8.460 m2.

Neste ano, “nosso posicionamento é o de oferecer Great Iron and Great Technology, e nosso estande demonstrará essa união apresentando tanto grandes e potentes máquinas como também soluções tecnológicas de ponta em uma área exclusiva na parte central. Várias experiências serão viabilizadas com demonstrações e uso de óculos de realidade aumentada. Além disso, teremos mais três grandes áreas. Um, focada em nossa linha de colheitadeiras; outra com a nova geração de produtos e serviços, em que destacamos dois tratores; além de um espaço voltado para o futuro, a inovação e os combustíveis alternativos, com destaque para o trator elétrico e o motor movido a etanol”.

Compartilhando o espaço com a Case IH está a Case Construction Equipment, com máquinas de infraestrutura da marca-irmã, que amplamente utilizadas no dia a dia no campo e a marca apresenta lançamentos exclusivos, a exemplo de miniescavadeira e trator de esteira compacto.

Serviços e tecnologia

Mantendo o espaço contratado igual ao do ano passado, quando registrou crescimento de 9,5% nas vendas de máquinas e equipamentos durante o evento, a Jumil – segundo Luis Eduardo Pereira, coordenador de Marketing da empresa – soma “soluções de treinamentos para todos os tipos de tecnologia Jumil, ministrados pelos nossos especialistas; apresentação do Retrofit, um pacote de atualização tecnológica para as máquinas que garante melhor desempenho; além de lançamentos que comprovam o compromisso da empresa com o plantio.

Ao oferecer aos participantes da AGRISHOW 2024 “uma experiência de realidade aumentada, que inclui um tour tecnológico por uma fazenda virtual”, a equipe Valley guiará os visitantes pelas tecnologias, promovendo um raio-x virtual dos produtos e serviços da empresa, oferecendo uma perspectiva detalhada e interativa sobre nosso ecossistema de soluções, seus benefícios e resultados”, enumera Vinícius Melo, diretor Comercial da Valmont Brasil, que ainda terá um pivô e uma usina solar montados no espaço, possibilitando uma jornada prática e interativa.

O estande de 1 200 m2, composto por 700 m2 de área construída, foi projetado para propor dinamismo e agregar valor, alega Matheus Kleber, gerente de Produto da Valmont para a América Latina e o Caribe. Entre os destaques, uma “inovação ideal para clientes que não têm acesso à energia elétrica e dependem de motores a diesel: uma motobomba que opera com o mínimo consumo necessário para atender instantaneamente à pressão exigida. Quando há variações de terreno, o motor se ajusta automaticamente, acelerando ou reduzindo conforme necessário”.

A decisão da Valley é a de focar sua atenção “na criação de uma jornada tecnológica completa para o produtor, destacando este importante contato direto, as oportunidades de diálogo, a formação de parcerias e o esclarecimento de dúvidas. Nossa participação visa à cobertura integral de todos os aspectos que compreendem o trabalho no campo. Por isso, nosso estande contará com profissionais dos times Comercial; Marketing; Engenharia de Produtos; Serviços; Valley Science; Engenharia de Aplicação e Soluções Agronômicas”, anuncia Kleber.

Públicos diversificados

Com presença no Brasil desde 1975, New Holland acompanha a AGRISHOW desde a primeira edição, em 1994, e presenciou a transmutação do evento “em uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior da América Latina”. Essa afirmação é de Paulo Máximo, diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina, que assegura: “É o espaço ideal para mostrarmos o que há de mais recente em termos de inovação e tecnologia, assim como nossos lançamentos. E os resultados têm sido excelentes para a marca, que consegue expor o seu portfólio full-liner a diversos públicos distintos”.

O estande de 6.300 m2 conta com espaço dedicado à energia limpa, para a exposição dos produtos movidos a combustíveis alternativos e o primeiro trator movido a gás biometano do mundo, iniciativa que reforça o posicionamento da marca de liderança mundial em energia limpa.

“Teremos três ilhas de tecnologia focadas nas soluções de agricultura digital. Teremos 3 ilhas que irão trazer nossas soluções em gestão da operação e de soluções para plantio, pulverização e preparo de solo, e uma ilha para soluções em colheita. Apresentaremos as novidades de todo portfólio da marca em relação a tecnologias de agricultura de precisão, conectividade, pacotes de serviços para auxiliar o produtor a ter cada vez mais produtividade”, resume Máximo.

A New Holland compartilha o estande com a New Holland Construction, responsável pela apresentação de soluções para aplicação no campo. Rogério Almeida, especialistas de Marketing de Produto da New Holland Construction, antecipa que a empresa fará “uma atualização da pá carregadeira de 10 toneladas 12D Evo, que incorpora funcionalidades que atendem às mais variadas necessidades de uso, realizando múltiplas tarefas em diferentes tipos de cultura, auxiliando no carregamento e transporte de materiais em geral: carregamento de feno em carretas ou de fardos para alimentação do gado, manuseio de grãos e carga e descarga de silos e armazéns, entre outras atividades”.

Crescimento permanente

Já a Jacto, desde a primeira edição, conta com um espaço importante na Agrishow, que foi ficando maior e mais robusto não apenas para comportar as máquinas cada vez maiores e mais tecnológicas, mas também para receber os clientes do mundo todo com o maior conforto possível.

Nesse período de 29 participações, o espaço de 1.000 m2 àquela época, em 2024 atingiu 3.960 m2 e acolherá o portifólio completo de máquinas, serviços e soluções agrícolas, com destaque para o “Espaço Inovação” onde lança novos displays da Linha OTMIS para Agricultura de Precisão e demonstra tecnologias, recursos e ferramentas presentes em seus equipamentos que otimizam e reduzem custos de produção, aumentam a competitividade e proporcionam maior rentabilidade ao produtor. Também demonstra conceitos para atender uma agricultura cada vez mais focada na gestão de informações, precisão, economia de recursos e menor impacto ambiental.

Wanderson Tosta, diretor de Marketing da Jacto, opta por fazer suspensa, mas acena com a apresentação ao mercado de uma nova linha de negócios e com novidades na linha de plantio e pulverização.

Atrações criativas

As expositoras aplicam a criatividade na busca de atrair e reter seu público-alvo no estande. Um exemplo é a Baldan, que distribui seus lançamentos e inovações tecnológicas em área com aproximadamente 4 mil m2. O novo layout tem espaço coberto, mas mantém um vão livre que favorecerá a visitação dos nossos clientes e parceiros, detalha Oswaldo Gomes Marques Junior, diretor Comercial da Baldan. E mais: um espaço foi especialmente projetado para receber clientes e parceiros para ações de relacionamento, enquanto parte da infraestrutura está destinada a palestras ministradas por convidados representantes de Google, Serasa, Bosch, uma produtora rural, apresentação de caso de sucesso de clientes e a palestra do consultor Carlos Cogo.

As novidades da Baldan englobam ainda o espaço do Baldan Agrocast, seu podcast lançado em abril, que desembarca na Agrishow com bate-papos e geração de conteúdo; e um estúdio de onde a Jovem Pan transmitirá conteúdo do evento durante sua realização, informa Marques Júnior, que, para despertar a atenção dos visitantes, confia na parceria fechada com Luan Santana, para o ano de 2024 no mercado do agronegócio: “Haverá uma cabine para os visitantes tirarem fotos com o embaixador da marca, além de posters do artista com os produtos Avola e Donna que o público poderá levar para casa”.

Expositores tradicionais, mas nem tanto

A Herbicat, que participa da AGRISHOW desde 1998, como recorda seu gerente-geral Jander Sampaio, iniciou sua trajetória na feira com “a estrutura de uma tenda para exposição dos produtos de parceiros exclusivos na Rua 10. Em 2003, o espaço se ampliou e foi possível a exposição dos produtos desenvolvidos e produzidos pela Herbicat, até que em 2009 assumiu a localização atual, que uma conquista, pois nos posicionamos muito próximo a uma das entradas do evento”.

Para a empresa, a conquista é ainda mais significativa por ser a AGRISHOW “a vitrine estratégica da Herbicat, pela dimensão e alcance do evento que contribui para a marca e a apresentação física dos produtos alcançarem muitas pessoas, favorecendo a prospecção de contatos comerciais importantes ao longo do ano”, confidencia Sampaio.

Ascenção

Ao longo dos 20 anos de presença à AGRISHOW como expositora, “a participação evoluiu em espaço e investimento da feira, em comparação ao ano de 2023, o investimento aumentou 15%, isso devido aos bons negócios e prospecções que tivemos em 2022 e 2023. Hoje, nossa área é 900 m2, sendo 400 m2 cobertos, incluso o showroom, para comodidade das pessoas que irão visitar o estande”, resume Rodrigo Bernardi, especialista em produtos na Lindsay América Latina.

Para esta edição, Bernardi lista entre os destaques a parceria com a Pessl Instruments, representada pela Estação Meteorológica da Metos, que junto com o FieldNET, trará ao produtor segurança e confiabilidade aos dados da previsão do tempo, que são importantes no dia a dia da fazenda. Junto a isso, os dados serão utilizados através do FieldNET Advisor, para fazer a recomendação da irrigação, trazendo ao produtor a facilidade ao manejo de irrigação”.

No investimento para o evento está inserido um estúdio no próprio estande para a produção de um podcast diário diretamente da feira, com conteúdo informativo “capaz de levar ainda mais conhecimento aos produtores rurais, com debate de temas importantes sobre irrigação, clima, sustentabilidade, gestão dos recursos hídricos, entre outros”, avisa o especialista em produtos na Lindsay América Latina.

André Rorato, vice-presidente da LS Tractor, fala sobre a evolução da presença da empresa na AGRISHOW, a partir da primeira participação em 2013. Ano a ano foi possível obter espaços maiores e mais próximos da Avenida Central e hoje ocupa terreno de 2.100 m2, com área construída de 900 m2, onde a apresenta sua nova série de tratores estreitos desenvolvidos justamente para trabalhar nas entrelinhas de plantio em lavouras específicas, como café, citricultura, fruticultura, sem causar qualquer dano aos frutos que, ao final, melhora os ganhos do produtor. Tratores de 80 e 93 cv, a LS Tractor tem atuação mais forte na pequena e média propriedade e na agricultura familiar, que representa cerca de 70% do mercado de tratores. Confiante “nas políticas públicas e nas linhas de financiamento que favorecem seu público-alvo na tomada de recursos para evoluir tecnicamente nas suas atividades”, Rorato vê boas perspectivas para os negócios deste ano.

De visitante a expositor

No caso da Soretto, a transformação em expositor tem características próprias. Eduardo Luis Orsini Hehl – gerente Comercial da empresa – recorda que participava da Agrishow desde 2015 como visitante com a emancipação para expositor datando de 2019.

Nesta edição, como finalidade Hehl cita “divulgar mais nossos produtos e conseguirmos estabelecer novas parcerias com fabricantes de máquinas e implementos, além de empresas do aftermarket, segmento no qual nossos negócios cresceram bastante após a AGRISHOW 2023”.

“Estaremos com diversos lançamentos em exposição e comercialização em condições especiais durante os dias da feira. O aumento de nossas linhas visando ampliarmos as aplicações que temos hoje, será o grande atrativo em nosso estande”, conclui o gerente Comercial da Soretto, na expectativa de, em 2025, fazer-se presente em novo espaço, mais amplo.

Independência energética

Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina, convicto do protagonismo da empresa como agente de um futuro sustentável e líder em powertrain, fala do portfólio a ser apresentado pela empresa: “Trazemos inovações em propulsão alternativa, como etanol, gás natural e biometano, promovendo a independência energética do produtor rural; geração de energia, com tecnologia de ponta e novos produtos para atender as mais recentes regulamentações de emissões em São Paulo; e a sustentabilidade da remanufatura de motores Original Reman FPT, que garante economia e desempenho de motor novo”.

E mais: Focando no conceito de Customer Service, com o aplicativo MyFPT e a Rede de Distribuidores em pontos estratégicos do Brasil e América Latina, a FPT Industrial assegura um conjunto de soluções, acompanhando os clientes durante todo o ciclo de vida do motor, avisa Rangel.

Contribuição na conquista de mercado

Enumerando como destaques da participação, “além de nossos equipamentos, a presença de distribuidores de todo o Brasil, para um atendimento rápido e personalizado para nossos clientes de todo o País e a oferta de planos de financiamento com taxas imbatíveis, através do banco XCMG”, Renato Torres – diretor Comercial Brasil e América Latina da XCMG – define o estande de 1.125 m2 como “um espaço bem localizado, acolhedor, confortável e dinâmico, adequado para expormos os principais equipamentos utilizados pelo mercado agro”.

No caso dessa empesa, o destaque fica com a linha de mini escavadeiras e de mini pá-carregadeiras, “bem como com nossos equipamentos convencionais, já de conhecimento do mercado brasileiro com inovações ocorridas no último ano”, comunica Torres, confiante nos resultados, uma vez que é perceptível “a evolução significativa em nossa participação no mercado agro desde o início de nossa participação nas feiras agrícolas, principalmente da Agrishow, em 2014”.

Soluções digitais e biotecnologia conquistam espaços – Como evento de tecnologia, a AGRISHOW vem despertando o interesse de empesas como a Bayer, detentora da ferramenta digital Climate Fieldview, que desde 2018 comparece com estande próprio. “Aproveitamos a oportunidade para apresentar nossas inovações em soluções digitais, sejam lançamentos de FieldView, sejam os novos modelos de negócio que a companhia está desenvolvendo”, detalha Thiago Bortoli, diretor de Novos Modelos de Negócio da Bayer para América Latina.

Para cumprir o projetado, uma equipe multidisciplinar estará no estande todos os dias para tirar esclarecer sobre a ferramenta digital Climate Fieldview, sobre o programa Pro Carbono e a respeito dos novos modelos de negócio, como o Bayer VAlora e o Barter+. “Teremos também nossa loja Fieldview, que facilitará a compra da solução diretamente na feira”, frisa Bortoli: “Nossos esforços se concentram em fornecer soluções que impulsionem a produtividade ao mesmo tempo que regeneram o meio ambiente”.

As biotecnologias de última geração e soluções de proteção de cultivos, a Bayer investe em capacitar os agricultores a enfrentar os desafios do campo de forma eficaz e sustentável. Em paralelo, “estamos impulsionando a transformação digital na agricultura com ferramentas como o Climate FieldView e introduzindo novos modelos de negócios, como o PRO Carbono, Bayer VAlora Milho e Barter+ que citamos anteriormente. Estamos comprometidos em continuar impulsionando a agricultura em direção a um futuro mais sustentável e produtivo”, promete o diretor de Novos Modelos de Negócio da Bayer para América Latina.

Estreia em grande estilo

A organização da AGRISHOW quantifica em mais de 100 o número de expositores que fazem sua primeira participação na AGRISHOW.

A Fundimazza está entre elas e começa animada, “otimista com o resultado que potencialmente podemos obter na feira, por ser um mercado em que já atuamos e temos condições plenas de expansão”, declara Emanuel Skyvalakis, gerente de Vendas da empresa.

A expectativa dessa experiência, como explicitado por Skyvalakis, é “colher frutos para o segundo semestre de 2024 e para 2025 em diante, pois para cada projeto e validação de produtos leva um certo tempo de construção, testes e validações. Esta é uma oportunidade de recuperar mercado que caiu em 2023 e 2024 e crescer em outros clientes ou projetos. Estamos com equipe e estrutura prontos para isso”.

Aproveitando para apresentar a estreante, o gerente de Vendas da Fundimazza informa: “Em nosso estande teremos vários exemplos do que podemos produzir e das mais variadas formas de peças que atendemos não só o mercado do Agro, mas em diversos segmentos como automotivo, máquinas e equipamentos em geral que podem ser a solução para aplicar no enorme campo que é o Agro. Como destaque peças em aço para todos os tipos de equipamentos e terrenos com alta resistência inclusive a intempéries”.

Robôs colaborativos serão os destaques da Yaskawa Motoman em sua primeira participação na Agrishow, ao lado de soluções robóticas com ampla utilização nas linhas de soldagem e com todos os recursos técnicos dos robôs industriais, além de fácil operação, possui o mesmo controlador (hardware) do robô industrial amplamente utilizado e com altíssima robustez, assegura Márcio Fernandes Garcia – diretor de Soluções Robóticas da empresa.