Em sua quinta edição, o Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0, desenvolvido pela ABIMAQ em parceria com diversas empresas, mais uma vez cumpriu seu objetivo de apresentar, na prática e em tempo real, os principais conceitos e tecnologias aplicadas à Indústria 4.0, promovendo o avanço tecnológico e a geração de negócios no setor.
A apresentação do Demonstrador evolui no ritmo das tecnologias utilizadas pela indústria. Na opinião de João Alfredo Delgado – diretor de Tecnologia da ABIMAQ – “mais uma vez essa iniciativa contribuiu para o sucesso absoluto da FEIMEC. Foram apresentados 10 clusters com soluções 4.0 que foram desde a implementação de infraestrutura digital até a digitalização de máquinas, passando por integração de sistemas, rastreabilidade, controle de manutenção preditiva, estoque digital, entre outras tecnologias. Todas elas também foram apresentadas em mais de 20 palestras, além de rodadas tecnológicas, para atender a demanda dos visitantes pelas inovações exibidas”.
Para os parceiros da ABIMAQ, a importância dessa iniciativa é indiscutível. No caso da Furukawa, o demonstrador de indústria 4.0 situa a inovação e a cooperação de todos em um mundo em constante mudança como uma das mais importantes habilidades. Esta indústria demonstrou, em tempo real, como nossas soluções de conectividade para ambientes industriais permitem que as soluções inovadoras de cada um dos outros participantes consigam ser utilizadas de maneira ótima de modo a trazer o maior benefício possível para os usuários.
Já a SKA entende a importância do Demonstrador e sua relevância “para nos posicionar e conectar nossas soluções com nossos clientes e potenciais clientes, fornecedores e parceiros, mostrando a força e versatilidade do nosso portfólio de soluções, que são atualizados constantemente”, salienta Nicolas Rossetto, Head de Pré-Vendas da SKA. Para esse espaço de apresentação de tecnologias de ponta, a empresa “trouxe uma solução de MES, aplicado nos centros de usinagem da ROMI e monitoradas no estande da SKA, mostrando a conectividade e capacidade de integração complexa que a solução fornece”, complementa Rossetto.
Outro parceiro usual do Demonstrador é a Metal Work que para a edição 2022 construiu com outras parceiras uma célula demonstradora das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 em aplicação viável “para empresas de pequeno e médio porte, pois utilizou elementos standard de automação da Metal Work, como manipuladores, robôs cartesianos e sistemas de válvulas, sendo uma experiência única evidenciando que é possível realizar uma integração real e acessível para pequenas e médias empresas”, observa Hernane Cauduro – CEO da Metal Work Brasil.
Para Cauduro, mais uma vez o “projeto foi um sucesso, tivemos vários contatos de empresas interessadas em conhecer as soluções da Metal Work, trouxe bastante repercussão e teve muitos desdobramentos e contatos de interessados em nossas soluções, foi muito positivo e o objetivo do projeto de mostrar algo real, funcional, operando e acessível para médias e pequenas empresas foi alcançado no demonstrador da Abimaq, com certeza!”