Diversificação de mercado contribui para NSK confiar em cumprimento da meta

Com ano fiscal seguindo a tradição japonesa (abril a março), a NSK – em que pese a pandemia e as oscilações mercadológicas dela decorrentes – mantém seu objetivo de atingir a meta planejada sem muitos desvios. Essa informação de Ricardo Oliveira, supervisor de Engenharia de Aplicação Aftermarket da NSK Brasil, está fundamentada na atividade do setor industrial, que mesmo afetado pela crise decorrente da pandemia da Covid-19, não teve atividades interrompidas  em áreas como Alimentos e bebidas, Farmacêutica, Celulose e Papel, Açúcar e Álcool, Agropecuária e Construção civil.

No campo de Petro e Óleo e indústria automobilística, no entanto, a situação é oposta. Enquanto as montadoras praticamente paralisaram as atividades, o setor de Petro e Óleo  “sofreu um pouco por conta da Petrobras”, e os impactos na NSK do Brasil na produção foi sensível, pois a empresa mantém em território nacional linhas específicas para esses setores, como de isolamentos de cubo de roda para montadoras. Os reflexos envolveram a redução dos turnos, mas – como ressalta Bruno Milani, coordenador de Marketing da NSK – não houve paralização das atividades, ao contrário do que ocorreu em outros países.

A atividade da fábrica brasileira – localizada em Suzano (SP) – também foi positivamente afetada pelo mercado de Alimentos e Bebidas. Enquanto na Siderurgia basicamente 80% dos rolamentos utilizados são importados, na indústria alimentícia ocorre exatamente o oposto, o que contribuiu significativamente para manter as linhas de produção. “O leque diferenciado dos segmentos atendidos e o setor de Alimentos e Bebidas, que ficou acima do esperado, ajudou muito nossa fábrica”, comemoram os entrevistados.

Mesmo assim, alguns planos tiveram de ser postergados no Engenharia, informou Oliveira, “para reduzir o impacto nos resultados”; enquanto que na área de Marketing, várias ações foram afetadas em âmbito mundial, comenta Milani.