A FederUnacoma, federação italiana de fabricantes, responsável pela organização da EIMA International, comemora os resultados do primeiro dia de abertura do evento: o complexo de exposições Bolonha foi visitado principalmente por operadores econômicos de todo o mundo, incluindo representantes oficiais selecionados pelos escritórios da Agência para a internacionalização das empresas italianas (ICE), um departamento para a promoção e intercâmbios da Embaixada da Itália, que somam cerca de 300 pessoas, representando 60 países. Esses visitantes estiveram envolvidos em reuniões de negócios com empresas italianas, realizadas no Centro de Congressos Volvo especialmente criado para a ocasião.
Ainda no dia 19 de outubro, foi anunciado o resultado da premiação “Trator do Ano”, eleito por um júri internacional de jornalistas como o melhor desempenho da lista de 14 modelos finalistas. O prêmio “Trator do Ano” foi para o modelo 7R 350 AutoPowr da John Deere, que destacou-se, principalmente, por sua tecnologia a bordo. A John Deere também venceu com o “Melhor Utilitário”, para o 6120M AutoPowr, elogiado por sua versatilidade.
A categoria “Melhores de Especialidade”, reservada para tratores de cultura especializadas, foi vencida pelo modelo Reform H75 PRO, que se destacou por suas características de conforto e segurança, enquanto o prêmio “TOTY Sustentável”, para modelos com qualidades particulares em termos de compatibilidade ambiental, foi para o trator T6.180 Metano Power da New Holland, por seu baixo fornecimento de combustível de impacto ambiental.
Além da cerimônia de premiação, realizada no Quadripórtico, no coração do centro de exposições de Bolonha, o Trator do Ano deste ano conta com nova vitrine no formato de arena ao ar livre na qual todos os 14 modelos finalistas estão expostos. Uma grande arquibancada permite que os visitantes assistam desfile das máquinas finalistas, descritas por um orador e também mostradas através de filmes transmitidos em uma tela panorâmica. Desse modo, é possível apreciar o nível tecnológico dessas máquinas, capazes de aumentar a produtividade agrícola e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental tanto quanto possível, de modo a tornar a atividade primária cada vez mais sustentável.
Esta Exposição Mundial de Máquinas Agrícolas é reconhecida como o fórum que conecta o mundo agrícola, o mundo industrial, as atividades de pesquisa, as questões ambientais e as atividades de orientação e coordenação política e administrativa, sendo assim, “o lugar onde as cadeias de suprimentos agroindustriais estão cada vez mais intimamente conectadas e onde o futuro da agricultura está planejado”, frisa Simona Rapastella, gerente Geral da FederUnacoma.
A revista Máquinas & Equipamentos está cobrindo o evento a convite dos organizadores.