Em sua terceira edição, a FEIMEC 2020 cresce em área e expectativa de público

Mais de 1.000 marcas de 40 países distribuídos em área de exposição com 62 mil m² mostrarão soluções em máquinas e equipamentos para a indústria, durante a Feimec – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). O evento, na edição 2020, consolida-se como a maior do setor na América Latina e confirma sua relevância no fortalecimento da indústria, registrando crescimento de 20% sobre a anterior.

Em sua terceira edição, a Feimec, já em fevereiro de 2020, estava com 100% de sua área de exposição comercializada, comprovando ser este um espaço reconhecido pelas marcas participantes pelos resultados comerciais e institucionais que propicia, assim como por se constituir instrumento para o fortalecimento da indústria por meio de conteúdo exclusivo com as últimas tendências sobre gestão, inovação e tecnologia para a indústria de máquinas e equipamentos.
A Feimec, a cada dois anos, transforma-se no palco para as grandes marcas apresentarem seus lançamentos e inovações em máquinas e equipamentos, automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda e tratamento de superfícies, máquinas-ferramenta, válvulas, bombas, compressores, motores, redutores, acionamento e muitos outros segmentos ligados à cadeia de fornecimento da indústria, além de prestadores de serviço e agências de fomento.
Nesta edição, a expectativa dos organizadores é receber 30% mais público do que na última edição (2018), atingindo o número de 65 mil visitantes, entre compradores e profissionais.

Realizada pela ABIMAQ e Informa Markets, a Feimec 2020 lista mais de 40 entidades entre seus apoiadores, de representatividade nacional e regional, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e associações que congregam os mais diferentes segmentos – alumínio, engenharia industrial, ferramentas, artigos e equipamentos médicos, aço, refrigeração, conformidade, construção, mineração entre muitos outros –, agências de robótica, inovação e pesquisa industrial, e sindicatos regionais e estaduais de artefatos plásticos, metalurgia, mecânica, material elétrico, fundição, equipamentos ferroviários e rodoviários completam a lista.

Soluções práticas de mercado em Indústria 4.0 são foco do Demonstrador

Inovação é o que move o Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0, seja na apresentação e no formato, seja nas soluções práticas de mercado e nas tendências para que as empresas conheçam as possibilidades e avancem na indústria 4.0. Desde 2016, na primeira edição da Feimec, é parte do projeto ABIMAQ Indústria 4.0 em parceria com o IPDMAQ (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos).

Replicado também na Expomafe, o Demonstrador chega à quinta versão, apresentando soluções tecnológicas e demonstrando, na prática e de forma simplificada e viável, de acordo com a realidade de cada uma das empresas, que a tecnologia e os preceitos da Indústria 4.0 aplicam-se a todos se segmentos e portes de empresa.

Na versão 2020, as tecnologias estão congregadas em clusters e enfocarão manutenção inteligente, plataformas digitais, qualidade e rastreabilidade, processos industriais inteligentes, conectividade, gestão digital, manufatura aditiva, virtualização (tecnologias imersivas).

A realização do Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0 é viabilizada pela participação de empresas de máquinas e equipamentos, automação e controle, softwares de gestão empresarial, produção e processos, startups, centros universitários, agências e bancos de fomento. Especificamente na edição 2020, está sendo estruturado com patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP; patrocínio e realização das empresas Advantech, Beckhoff, Furukawa Electric, Hexagon, Metal Work, Romi, Siemens, Totvs, Prodwin, Weg, Rexfort; e participação e apoio do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT, GRV Software e Ladder, além da contribuição das startups Birmind e Prognosys.