A ser realizada no Centro de Exposições do Fieramilano Rho, em Milão, na Itália, no período de 4 a 9 de outubro de 2021, promovida pela CECIMO – Associação Europeia das Indústrias de Máquinas – com organização operativa da UCIMU-SISTEMI PER PRODURRE e colaboração da ITA-ITALIAN TRADE AGENCY, Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas, a EMO MILANO 2021, chamada de o Mundo Mágico da Metalurgia, está com os preparativos em ritmo acelerado.
A EMO alterna sua realização entre Milão e Hanôver, mas, independentemente da sede, se Itália ou Alemanha, mantém sua força e identidade. Desse modo, após seis anos e o sucesso da edição de 2015, a EMO volta para Milão e se prepara para receber visitantes de todo o mundo.
Como explica Alfredo Mariotti – gerente Geral da UCIMU-SISTEMI PER PRODURRE, associação italiana de máquinas-ferramentas, robôs e fabricantes de sistemas de automação, responsável pela organização do evento – “serão seis dias de intensa exposição para apresentar ao público as novidades mais recentes no que diz respeito a máquinas-ferramenta, robôs, automação, tecnologias diversas, inclusive vinculadas à Indústria 4.0, assim como sistemas para interconexão e digitalização industrial, manufatura aditiva, redução de consumo de energia e produção e sustentabilidade industrial”.
Além disso, “essa feira mundial se destaca como a oportunidade mais importante para a apresentação da inovação em termos de tecnologias de produção: um lugar onde se encontrar, não só para fazer negócios, mas também para manter-se atualizado sobre as tendências que caracterizarão as fábricas do futuro”, frisa Mariotti, lembrando que a EMO MILANO, ao longo dos anos, tornou-se referência para os usuários de máquinas, operadores de grande parte dos mais importantes setores industriais, incluindo automotivo, energia, aeroespacial e mecânica, assim como médica e farmacêutica.
Para a edição 2021, os prognósticos são positivos, em que pese as dificuldades que estão sendo vivenciadas em 2020. “Estamos confiantes de que alcançaremos excelentes resultados da EMO MILANO 2021, que deve se beneficiar da recuperação do mercado que está sendo esperada para o início do novo ano, e do desejo de retomada das empresas. Sendo assim, o evento, inclusive devido à oferta diversificada de produtos expostos, funcionará como um impulsionador de demanda”, comemora Mariotti.
Uma pesquisa da Oxford Economics sinaliza, para a Itália, após a desaceleração de 2020, a evolução dos investimentos em novas tecnologias de produção ao redor de 31,5%, ultrapassando os € 3,5 bilhões. Também na Europa, o consumo deve retomar bom ritmo, aumentando em 19,5% para quase € 18 bilhões. A Ásia, com a China à frente, deve ter um novo impulso, registrando um crescimento de demanda de 35,3% e chegando a € 34 bilhões, assim como a América, que deverá investir € 11 bilhões em novos sistemas de produção, ou seja, 31% a mais do que em 2020.
Com referência específica à América do Sul, as previsões citadas mostram que o Brasil se confirma como o mercado mais importante para o setor: após a recessão em 2020, seu consumo deve aumentar em 11,6 % aproximando-se de € 1 bilhão em 2021. A progressão positiva prevista para começar em 2021 deve continuar também nos dois anos seguintes.
A presença das empresas brasileiras na EMO MILANO 2021 será significativa e a divulgação do evento para o mercado brasileiro, através do suporte estratégico do Escritório de São Paulo da ITA-ITALIAN TRADE AGENCY, representa uma ocasião imperdível para aumentar a visibilidade do país e trazer mais inovação para a indústria manufatureira local. Por outro lado, espera-se experimentar aumento dos visitantes brasileiro na exposição. Sua expertise no setor manufatureiro e, em particular, no campo das máquinas-ferramenta pode, de fato, comprovar a importância das trocas entre os sistemas econômicos e produtivos nacionais de diferentes países.
Números da última edição 2015
1.600 expositores (total 12% superior à edição de 2009), distribuídos em área de exposição de 120.000 m², 26% maior do que na edição anterior. Entre os expositores, 32,2% eram italianos (506) e 67,8% eram expositores estrangeiros (1.063), representando 41 países. Os países estrangeiros mais representados foram Alemanha (291), China (117), Taiwan (129) e Suíça (89).
O grande número de expositores de diferentes países também levou a um aumento de 25% no número de visitantes – 155.362 visitas de 120 países – e, em particular, a um aumento considerável dos visitantes estrangeiros, sendo que 61,9% vieram da Europa; 32,2% da Ásia; 4,3% das Américas; 1,3% da África e 0,2% da Oceania.
Os dados da última edição da EMO MILANO (2015) comprovam a expressividade e a especialização dos visitantes, que, em sua maioria, são CEOs e gerentes gerais (19,6%), seguidos por operadores de produção (17%), compras (14%), departamento técnico (11%), comércio (10%), marketing (8%), Pesquisa & Desenvolvimento (6%), planejamento e design (5%), manutenção (3%) e qualidade (2%). A pesquisa realizada com os visitantes mostrou que 81% estão diretamente envolvidos nas decisões de compra.