Empresa especializada em gestão de ativos industriais investe em novas tecnologias

A Icro Group  vem se tornando referência em conceitos da indústria 4.0, em decorrência do desenvolvimento e aplicação de tecnologias inteligentes para o setor industrial.

A implantação de tecnologias de inteligência de máquinas, facilita, além de outras funções, criar uma conexão entre equipamentos e sistemas de manutenção por meio de dispositivos inteligentes e infraestrutura, atuando com assertividade na coleta de dados, análises e prognósticos, visando a proteção, a conservação e a produtividade dos ativos durante o seu ciclo de vida, permitindo, inclusive, que as máquinas tomem as próprias decisões quanto à programação do melhor momento de parada para manutenção.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento, Estratégia e Inovação da Icro Group, Armando Marsarioli, estamos passando pelo período de transformação digital nas indústrias, que exige Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de tecnologias cada vez mais eficientes para otimização das operações. “Hoje, uma empresa que aplica os conceitos e recursos da manutenção 4.0 obtêm resultados superiores. Já são evidentes as comprovações do aumento de eficiência operacional, tais como a redução do tempo de inatividade das máquinas, a eliminação do retrabalho e desperdícios, maior tempo de vida útil dos componentes e, consequentemente, a redução do custo de manutenção”, explica o diretor.

Em 2022, a empresa está investindo no desenvolvimento de novas soluções digitais para o monitoramento de ativos físicos industriais que irá beneficiar os processos de produção do setor naval, agropecuário, florestal, alimentício, entre outros setores. Para isso, a Icro tem trabalhado com tecnologias de última geração, que se utilizam da inteligência artificial (AI), sensores inteligentes, Machine Learning, realidade virtual e realidade aumentada.

Para expandir as suas pesquisas, a Icro Digital, uma das empresas do grupo Icro, foi incubada recentemente à NidusTec e à Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com o intuito de fomentar novos estudos voltados para a indústria 4.0. A iniciativa conta com a participação de pesquisadores, especialistas, estudantes de engenharia, ciência da computação e mecatrônica.