A empresa global de drones agrícolas Eavision fará sua ‘entrada’ no mercado brasileiro na Agrishow, em espaço na Arena de Soluções Agro, Rua 2 x Rua J, J005. Com atuação em nível mundial desde 2016, a empresa leva percepção visual binocular e controle autônomo, com utilização de inteligência artificial, como a sua tecnologia principal através de drones de alta produção. Ela desenvolve e fabrica aeronaves remotamente pilotadas inteligentes adequadas para todo tipo de terreno.
Do planejamento do plantio à eficiência da colheita, passando pela irrigação ou identificação de pragas e doenças, os drones são uma das principais inovações que se tornaram realidade no agronegócio. Eles têm auxiliado nas mais diferentes tarefas agrícolas e mudado o cenário no campo, gerando produtividade, oferecendo uma gama enorme de detalhes e informações, e reduzindo custos com sua agilidade em diferentes aplicações.
As vantagens dos drones que serão apresentados pela Eavision durante a Agrishow, são: segurança, facilidade de operação, mais eficácia e maior eficiência, capacidade de detecção de obstáculos em qualquer tipo de terreno e adaptação ao mercado brasileiro.
Segundo o diretor de vendas Julio Pignata Branco, o sistema de visão binocular 3D dos drones oferece cobertura para todos os tipos de terrenos, com planejamento de caminho inteligente e possibilidade de uso de um sistema de pulverização exclusivo. “Esse sistema de pulverização de névoa, com variação entre 20 a 250 µm, é aplicável a várias culturas, com distribuição bimodal de grandes gotas pulverizando direta e eficazmente. As gotas finas podem cobrir as folhas inferiores e o seu verso”, destaca.
De acordo com Branco, a tecnologia apresentada pela empresa disponibiliza um campo de visão similar à do olho humano, em combinação com um radar de ondas milimétricas e lidar. Tudo isso possibilita uma velocidade de resposta de 0,2 segundos na tomada de decisão para o controle e manutenção da altitude. Essa tecnologia exclusiva da Eavision permite ainda a prevenção de obstáculos de forma contínua, dinâmica e autônoma, podendo realizar voos de maneira segura e automática em terrenos com declividade abaixo de 90 graus.
Ele explica que o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia da empresa resolveram problemas como imagens fantasmas em ambientes externos complexos e aplicações práticas, interferência e reflexo da luz solar, computação de alta velocidade, calibração em tempo real e outros problemas comuns no campo. “A Eavision desenvolveu e ampliou equipamentos inteligentes e softwares utilizados em diversos campos e cenários, envolvendo agricultura, eletricidade, identificação de arte, tratamento médico e transporte ferroviário, dentre os quais mecanização e, hoje, a inteligência de cenários agrícolas é o foco principal de atuação da empresa”, afirma.
De acordo com o CEO da Eavision Ted Liu, a empresa já atua diretamente com agricultores, fabricantes, cooperativas e universidades em diferentes projetos no Brasil. “Para os agricultores, trabalhamos em diferentes fazendas, como cana-de açúcar, milho, fruta, soja, café, amendoim e algodão”, destaca. “Atuamos para auxiliar os trabalhadores no campo, economizar produtos químicos e tornar o sistema mais produtivo”, destacou.
Liu explica que a Eavision ainda desenvolve pesquisas e testa novas tecnologias no campo para melhorar ainda mais a produtividade. “E trabalhamos diretamente com professores universitários na área de controle de doenças em plantas e economia de produtos químicos”, afirma.
A Eavision desenvolve equipamentos inteligentes e softwares utilizados em diversos campos e cenários, envolvendo agricultura, eletricidade, identificação de arte, tratamento médico e transporte ferroviário, dentre os quais, mecanização. Hoje, a inteligência de cenários agrícolas é o foco principal de atuação da empresa, atuando em agricultura de precisão, incluindo projetos de pulverização de drones e serviço de sistema AI-Farming.
De acordo com Ted Liu, o mercado brasileiro é enorme e tem alta aceitação de tecnologia pelos maiores rendimentos e melhor qualidade apresentada. “As multitecnologias podem ser bem aplicadas e o mercado brasileiro será líder global para drones e também na agricultura com uso de inteligência artificial”, aponta.
O uso de drones no campo faz parte de um cenário do que chamamos de agricultura 5.0. Liu nos relata, em sua opinião, qual é o futuro desta tecnologia. “A aplicação de tecnologias de drones para agricultura abre enormes possibilidades para um trabalho mais digital no campo. O uso de drones é apenas o começo e novas tecnologias vão continuar surgindo”, diz.
Ele ainda relata que a Eavision atua constantemente com o desenvolvimento de pesquisa de mercado sobre requisitos e pontos problemáticos no campo para atendimento da demanda, análise com os aspectos de tecnologias, ambientes e economia, planejamento de rotas técnicas, amostragem e testes internos para atuação no mercado.