A Fracttal, empresa líder em soluções de manutenção potencializadas por IA, concluiu uma rodada de investimento de US$ 35 milhões liderada pela Riverwood Capital, com a participação de todos os seus investidores atuais. Este investimento fortalece a posição da Fracttal como líder global em manutenção e permitirá que a empresa alcance mais mercados e clientes que possam se beneficiar da gestão de todos os seus ativos físicos, tarefas de manutenção e operações a partir de uma única plataforma.
Atualmente, a Fracttal possui mais de 20 milhões de ativos registrados e está presente em mais de 60 países. Seus clientes incluem empresas dos setores industrial e de manutenção de instalações, como Iberostar, Acciona, Veolia, Coca-Cola e FedEx, entre outras empresas líderes globais.
Christian Struve, CEO e cofundador da Fracttal, explica: “A Fracttal nasceu da convicção de que a manutenção deve passar de reativa a proativa, tornando-se um motor de melhorias significativas na eficiência operacional. Ela deve ser uma fonte de inteligência e segurança, não um fardo. Muito antes de lançarmos a Fracttal, vimos milhares de empresas lutando com processos manuais e planilhas desatualizadas, e sabíamos que havia uma maneira melhor de fazer isso. Hoje, a inteligência artificial está acelerando essa mudança, e a Fracttal está na vanguarda com uma plataforma baseada em recursos preditivos e de gestão de agentes que transformam a manutenção em uma vantagem competitiva.”
A empresa utilizará o investimento para acelerar seu crescimento na Europa e na América Latina, incluindo mercados-chave como México, Brasil, Espanha e França. Todos esses são locais estratégicos onde a Fracttal já possui uma clara aderência entre produto e mercado, clientes consolidados e forte demanda de empresas de médio e grande porte que buscam uma manutenção mais inteligente e preditiva.
Struve enfatiza que o setor está passando por uma transformação histórica: “Hoje, a inteligência artificial e a proliferação de sensores industriais estão abrindo possibilidades que eram impensáveis há apenas uma década. Agora podemos entender a condição de um ativo antes que ele falhe, aprender com cada operação e capacitar as equipes de manutenção a tomar decisões mais rápidas e precisas. Esse é o futuro que estamos construindo todos os dias na Fracttal, graças à nossa plataforma e ao nosso compromisso com a verdadeira Inteligência de Manutenção.”
Uma parcela significativa do investimento será destinada ao desenvolvimento de produtos, com forte foco em recursos avançados de IA e sistemas de agentes, tecnologias de IoT e outras funcionalidades avançadas. A Fracttal também investirá na expansão de suas equipes de engenharia, ciência de dados, produto, vendas, marketing e sucesso do cliente, ao mesmo tempo em que fortalecerá sua estrutura interna para um crescimento sustentável. Em paralelo, a empresa explorará oportunidades de crescimento inorgânico ativamente, incluindo aquisições e alianças estratégicas, para acelerar a expansão para novos mercados, aprofundar os recursos de seus produtos e consolidar sua liderança em regiões-chave.
“Ter a Riverwood Capital como parceira marca um ponto de virada para nós”, acrescenta Struve. “Eles sabem como escalar empresas de tecnologia globalmente, como construir negócios sólidos e como apoiar fundadores que aspiram a transformar setores inteiros. O apoio deles chega no momento perfeito para nossas ambições globais, reforçando nossa liderança na América Latina e acelerando nossa expansão na Europa, uma região onde vemos uma enorme oportunidade para implementar nossa visão orientada por IA para o futuro da manutenção.”
Francisco Álvarez-Demalde, cofundador e sócio-gerente da Riverwood Capital, comenta: “A manutenção é uma das funções mais importantes e críticas nos setores industrial e de infraestrutura, mas historicamente tem sido mal atendida por softwares modernos. A Fracttal desenvolveu uma plataforma de classe mundial, baseada em inteligência artificial, com a profundidade tecnológica necessária para transformar a maneira como as organizações gerenciam ativos complexos e distribuídos.”
Federico Storani, Diretor Executivo da Riverwood Capital, que integrará o Conselho de Administração da Fracttal, acrescenta: “A Fracttal está em uma posição privilegiada para continuar sua expansão global, com forte impulso na América Latina e uma presença em rápido crescimento na Europa. Estamos entusiasmados em trabalhar ao lado de Christian e da equipe da Fracttal enquanto eles expandem internacionalmente e continuam avançando rumo ao futuro da manutenção preditiva e inteligente.”
