A escavadeira 180X3E, presente no mercado brasileiro há alguns anos, passa a ser comercializada em mais de dez países da América Latina em que a Link-Belt atua: Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Porto Rico e Venezuela.
Além disso, operando na faixa de 18 toneladas, o modelo 180X3E traz uma série de melhorias, a começar pela segurança, tais como cabine ROPS/FOPS, câmera de ré, cinco pontos de iluminação (dois na cabine, dois na lança e um na dianteira, que proporcionam visibilidade a qualquer hora do dia/noite), sistema centralizado de lubrificação e o sistema de rastreamento e telemetria RemoteCARE. Com uma cabine 5% maior e 16% mais espaço no piso quando comparada à série anterior, o equipamento oferece mais visibilidade ao operador. Sobre a durabilidade, houve um reforço geral na estrutura da máquina: o braço, que possui chapa de desgaste, e a lança são de estrutura HD (heavy duty), assim como o link da caçamba.
A 180X3E conta, ainda, com o motor Isuzu 4JJ1, Diesel, de quatro cilindros, com controle eletrônico para um consumo inteligente de combustível. Esse motor possui certificação de emissão de poluentes equivalente ao EPA Tier 3. A capacidade do tanque de combustível é de 300 litros. No quesito conforto, além de possuir ar condicionado, a cabine inclui rádio AM/FM com MP3, entrada USB e para fone de ouvido, porta-copo e compartimento climatizado. Para completar, os joysticks ergonômicos possibilitam maior controle, precisão e conforto em todos os trabalhos.
Bem como os outros modelos da Link-Belt, a escavadeira 180X3E combina tecnologias Sumitomo, agregando mais inteligência na hidráulica e no gerenciamento das bombas, com o motor Isuzu. E mais: o equipamento opera em três modos de trabalho (SP – prioridade na produção; H – serviço pesado; e A – economia com potência aplicada), que permitem escolher a melhor combinação de potência, precisão e economia de combustível para o trabalho que está sendo realizado.