A escolha correta de lubrificantes especiais para compressores de refrigeração com amônia pode garantir maior vida útil dos componentes do equipamento, redução do volume consumido de óleo e eficiência energética do sistema de refrigeração industrial utilizados por câmaras frias e indústrias de bebidas, leites, sorvetes, gases e processamento de carnes, aves e peixes, entre outros.
Nesses sistemas a base de amônia, o refrigerante se move pelo ciclo perdendo pressão na válvula de expansão, absorvendo calor no evaporador, para depois ser repressurizado pelo compressor, expulsando o calor para o ar no condensador e voltando para o vaso de pressão como líquido. Como o vapor de óleo não pode ser removido pelo separador de óleo, ele acaba sendo transportado para o ciclo de refrigeração, condensa e reage com a amônia. Ele se acumula nos pontos baixos que devem ter válvulas para purga de óleo e deve ser removido manualmente.
O lubrificante ideal, segundo a Pizzani Lubrificantes, atende a todos os requisitos desse sistema, como o CPI 1009-68, óleo mineral hidrotratado, adequado a temperaturas de evaporador de até -39°C. A linha é complementada por outros produtos, inclusive PAO, como CPI 1008-68, CPI 4700-68 e CPI 4600-68. Para sistemas de expansão indireto, comercializa com exclusividade o fluido anticongelante, Antifrogen L.
Com o uso do lubrificante apropriado, é possível obter redução no consumo de lubrificante de 15% a 90%, vida prolongada do óleo, em alguns casos mais de 20.000 horas de operação, melhor lubrificação dos componentes do equipamento e economia de energia possível de até 3% em comparação aos óleos minerais parafínicos. Os produtos da Pizzani são homologados nos principais fabricantes de compressores de refrigeração, como Mycom, Sabroe, GEA, entre outros.