No momento em que a ABIMAQ comemora 85 anos de atividade, Gino Paulucci Júnior, 1° Vice-Presidente na gestão 2018-2022, assume a Presidência do Conselho de Administração da Entidade para a gestão 2022-2026, em substituição a João Carlos Marchesan, que assume a 1ª Vice-Presidência.
A cerimônia de posse reuniu mais de 230 pessoas que lotavam o auditório da Entidade, criada em 1937 com a fundação do Syndicato dos Constructores de Machinas e Acessórios Texteis de São Paulo. Hoje, além de representar institucionalmente o setor, a ABIMAQ diferencia-se por disponibilizar mais de uma centena de serviços aos associados, que são atendidos por um corpo de profissionais altamente especializado e competente.
Despedida – Em seu discurso, João Carlos Marchesan apresentou um balanço de seus seis anos de gestão, afirmando “encerro minha missão, mas reitero meu compromisso com o setor de máquinas e equipamentos, permanecendo como 1º Vice-Presidente na próxima gestão, ou seja, vamos continuar lutando”.
Outro ponto alto do pronunciamento de Marchesan relaciona-se à definição dada ao seu mandato. “Minha gestão foi marcada pela esperança, do verbo esperançar, aquela que, de acordo com o grande educador Paulo Freire: É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar, e esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo… Isso é exatamente o que fazemos na ABIMAQ/SINDIMAQ. Juntamo-nos uns aos outros para fazer de outro modo, porque temos certeza de que em algum momento o crescimento robusto voltará, porque somos mais fortes do que qualquer crise”.
Posse – “As mudanças mais representativas nesses 85 anos são relativas à compliance e ao compromisso assumido por todos os associados e colaboradores. Além disso, a entidade passou a ser propositiva”, reforçou Gino Paulucci Jr., no momento de oficialização de sua posso à frente do Conselho de Administração, agradecendo, ainda, a Marchesan, à equipe da ABIMAQ e ao Velloso, que é o maestro”.
A importância do setor industrial também foi destacada pelo novo Presidente do CA, afinal, para ele, “produzir máquinas é produzir fábricas. A ABIMAQ é responsável por mais de 8 mil fábricas, 400 mil empregos e faturamento de R$ 270 bilhões.
Também falaram; Bruno Laskowsky, diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto do BNDES; a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques Consentino; Francisco Matturro, secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, representado o governador Rodrigo Garcia; o representante do Ministro Marcos Montes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Vitor Lipi, atual presidente da FPMaq.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, empresários e lideranças setoriais, além políticos e integração a FPMaq – Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e de e de, presidente da Caixa Econômica Federal.