Vapor e umidade interferem na operação industrial

Os processos industriais que envolvem o aquecimento a cargas elevadas de temperatura fornecem uma variedade de benefícios para a produção e transformação de matérias-primas. Contudo, o excesso de vapores e umidade nos ambientes industriais pode levar ao comprometimento dos processos e, consequentemente, à baixa lucratividade do setor.  A condensação é um fator em potencial quando há o acúmulo de vapor de água nas etapas de aquecimento. Esse vapor é a forma gasosa de umidade relativa (UR) que, ao passar para o estado líquido, atinge as superfícies frias, equipamentos e tubulações, gerando prejuízos para a integridade dos processos. 

Essa recomendação é feita pela equipe da Thermomatic, empresa que desenvolve desumidificadores industriais para proteção das áreas contra o excesso de temperatura e umidade, regulando os níveis de acordo com as exigências específicas para cada setor, eliminando, assim, a condensação nos ambientes industriais e garantindo a segurança em todos os processos. O caminho da prevenção está no monitoramento e no controle das condições térmicas e de umidade, haja vista que as indústrias precisam cumprir padrões rigorosos de produção, qualidade e segurança

Exemplificando, os técnicos da empresa alertam que o acúmulo de água condensada em maquinários pode desencadear reações químicas que ocorrem na presença de oxigênio, levando a formação de ferrugem nas superfícies metálicas. Essas reações afetam a aparência e também o funcionamento das máquinas industriais. As reações químicas corrosivas também podem atingir os componentes elétricos e eletrônicos, ocasionando riscos de choques ou curto-circuito, mau funcionamento de dispositivos digitais e a degradação parcial ou total dos cabos e fiações. Além disso, os vapores de água podem condensar em estruturas como pisos, paredes e tetos, ocasionando acidentes e aumento nos gastos com manutenções. Como consequência, os excessos de umidade relativa nessas áreas implicam em condições propícias para o surgimento de mofo e microrganismos que, por sua vez, podem contaminar os produtos e as áreas adjacentes, além de pôr em risco a saúde dos profissionais ou usuários finais. 

Vantagens dos desumidificadores industriais 

  • Redução de custos: Através do eficiente controle de umidade, os desumidificadores industriais da Thermomatic impedem que áreas sejam afetadas pela condensação, aumentando a vida útil dos equipamentos e reduzindo os custos com manutenções. 
  • Aumento na produtividade: A prevenção de problemas relacionados à condensação e controle da qualidade do ar contribui para o aumento na produtividade e melhora significativa no bem-estar dos usuários. 
  • Conservação de matérias-primas: Ao manter níveis adequados de umidade, esses equipamentos evitam a absorção excessiva de água por materiais como papel, madeira e produtos químicos, preservando suas características físicas e químicas. Isso resulta em menos desperdício de insumos e redução de custos associados à substituição de materiais danificados pela umidade. 
  • Cumprimento de normas e regulamentações: A linha de desumidificadores industriais da Thermomatic garantem o cumprimento de normas e regulamentações apropriadas para cada setor. 
  • Combate a microrganismos: Os desumidificadores industriais também são eficientes no combate a microrganismos como ácaros e fungos, além de prevenir o surgimento de bolores e mofo em diversas áreas, equipamentos e insumos.