Fabricante aprimora motor para uso em veículo de defesa

O motor FPT F1C – da FPT Industrial, empresa do Grupo CNH Industrial – equipa o LMV-BR, veículo fornecido pela Iveco Defence Vehicles ao Exército Brasileiro. Com 2,8 litros e 190 cv de potência, o propulsor foi aprimorado para as condições severas de aplicação de defesa, ressaltando sua robustez, confiabilidade e flexibilidade, aliada à alta mobilidade da viatura para missões especiais com alto nível de proteção.

Para o LMV-BR, o FPT F1C pode ser abastecido com dois tipos de combustíveis: diesel e JP-8, utilizado em aeronaves militares, entregando excelente automomia de uso. O projeto integra o DNA Multi-Power da FPT Industrial, marca com 150 anos de história que desenvolve motores para cada tipo de missão, associados ao uso de diferentes combustíveis.

Dentre as alterações adotadas no modelo, selecionado em 2015 pelo Exército Brasileiro como a nova Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas (VBMT-LR), está um novo sistema de filtragem de ar, apto a transpor diferentes tipos de terrenos. Com injeção eletrônica Common Rail de última geração e sistema EGR (Recirulação de Gases de Escape), que dispensa o uso de Arla 32, o motor da FPT Industrial vem conectado a uma transmissão automática modernizada com seis velocidades.

“Nesta aplicação o FPT F1C foi especialmente preparado para condução off-road, proporcionando confiabilidade e conforto para os ocupantes, que poderão se deslocar com agilidade e segurança em qualquer tipo de missão”, ressalta o especialista de Marketing de Produto da FPT Industrial, Edinilson Almeida.

A Família F1 representa a longa trajetória de mais de 35 anos da FPT Industrial na produção de motores para veículos comerciais. Pioneira em tecnologias como o turbo de geometria variável e a injeção Common Rail, a marca já entregou mais de 2 milhões de unidades da família em todo o mundo.

Desempenho e economia em qualquer situação

Os motores FPT F1 dispõem de quatro válvulas por cilindro, duplo eixo de comando, sistema de regulagem de válvula hidráulica que dispensa manutenção e modernos turbocompressores. A distribuição de potência e torque é gradual, para que o desempenho e a economia de combustível sejam privilegiados em qualquer situação.

Associada ao baixo consumo de combustível, a família de motores FPT F1 possui um dos menores custos de operação da categoria.