A joinvilense Schulz Compressores conquistou o Prêmio Fritz Muller 2021 na categoria Resíduos Sólidos com o projeto “Aterro Zero”. Iniciado em 2020, o projeto foi criado para buscar alternativas para destinação de alguns resíduos que ainda eram enviados para aterro. A equipe de gestão ambiental, em parceria com empresas de reaproveitamento de resíduos ou transformação de energia, realizou estudos e encontrou uma alternativa para evitar o descarte de resíduo em aterro.
Foram adotadas tecnologias de coprocessamento (utilização de resíduos industriais como substitutos de combustível e/ou matérias-primas não renováveis usadas na fabricação do cimento).
Com a implantação do projeto, a Schulz deixou de descartar 46 toneladas de resíduos produtivos em aterro e reduziu o custo com destinação de resíduo em 50%, somente em 2020.
O 22º Prêmio Fritz Muller é realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) com a finalidade de reconhecer e premiar as empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no Estado de Santa Catarina.