A Paletrans iniciou remodelação de sua planta na cidade de Cravinhos (SP), com objetivo de modernizar as instalações para manutenção de sua competitividade no mercado. Somado a essa iniciativa, nos últimos anos a empresa investiu em torno de 20 milhões de Reais em projetos de inovação e tecnologia para desenvolvimento de produtos, melhorias da sua fábrica e em processos produtivos mais eficientes e ambientalmente adequados.
“Reestruturamos completamente o setor produtivo da Paletrans. Fizemos mudança de layout, adaptação de portfólio de produtos e adquirimos equipamentos para automatizar os processos”, destaca Denis Dutra de Oliveira, CEO da empresa.
Ao longo de 2021 está nos planos da Paletrans, revela o executivo, ter uma nova linha de produtos em que será priorizada tecnologia embarcada, aumentando o nível de confiabilidade para os clientes. O projeto começou em 2019, juntamente com outros que a empresa empreendeu dentro de um planejamento estratégico de longo prazo que a consolidarão em excelência, credibilidade e permitirá a perenidade nos negócios.
Oliveira destaca que o setor industrial é um dos mais afetados com a crise global recente e que, a trajetória de crescimento da Paletrans, sustentada por suas ações para prover produtos e serviços de qualidade, deve-se em grande parte por um trabalho anterior à pandemia, que tinha como diretriz reforçar a marca junto a seu público-alvo.
“Sermos uma empresa brasileira também fez a diferença nesse momento. A baixa dependência de importação, de fornecedores e a alta verticalização da produção nos deram a agilidade de adaptação e nas entregas, para que pudéssemos crescer em faturamento e participação de mercado”, completa o CEO.
O executivo aponta, ainda, que setores como e-commerce, alimentício e farmacêutico tiveram um aumento expressivo em suas demandas e puxaram toda a cadeia que os sustenta, sendo o setor de movimentação um importante aliado para suportar esse processo. “A perspectiva é manter nossa marca líder no mercado nacional, com equipamentos de ótima qualidade e provendo, de forma direta, o sustento de centenas de famílias”.
Era digital e conhecimento
Entre outros destaques das mudanças em curso na Paletrans estão, por exemplo, a criação, no último ano, da Central de Sucesso do Cliente, um departamento que permite à empresa monitorar tanto o processo de conquista de novos clientes quanto o atendimento dos que já estão fidelizados, possibilitando novas vendas.
Com objetivo de ser mais digital, entrando no conceito de Indústria 4.0, a empresa lançou um serviço digital que permite aos clientes receberem a entrega técnica de produto de forma remota, totalmente aderente ao momento de distanciamento social em vigor. Neste portal, o cliente consegue validar e solicitar a garantia de seus equipamentos.
“Disponibilizamos manuais de instruções para que os clientes consigam resolver problemas mais simples de montagem, minimizando a dependência de técnicos externos. Todo esse investimento tem como objetivo proporcionar a melhor experiência e satisfação dos clientes com a nossa marca, além de nosso compromisso em garantir que quem movimenta sua carga tem uma solução confiável, de qualidade e com preços competitivos”, finaliza Oliveira.