Fabricante indiana de máquinas faz lançamentos e tem planos de abrir nova fábrica

“A Mahindra cresceu 81% no ano fiscal – de abril de 2021 a março de 2022 -, enquanto o mercado registrou 34% de crescimento. Estamos construindo uma história sólida, com uma rede de concessionárias qualificada, que está crescendo com a marca. Hoje, são 60 pontos de venda e assistência técnica. Temos tudo para atender da melhor forma o produtor brasileiro”, relata Jak Torretta Jr., diretor Geral das Operações da Mahindra Brasil, comunicando a intenção de até meados de 2023 ter definido a abertura de nova fábrica no Rio Grande do Sul. Sem especificar a cidade, comentou que toda a operação será mantida no Estado gaúcho onde hoje conta com unidade de produção em Dois Irmãos e montagem de tratores que é feita em parceria com a Atrhol, em Canoas. “A ideia é transferir nossas instalações para a nova planta, que terá a capacidade de produção será triplicada, podendo fabricar até 2.500 tratores por ano, além de ampliar o portfólio e a linha de implementos”, enfatiza Torretta.

Mas essas não foram as únicas novidades da empresa indiana na Agrishow 2022. Lançamentos foram os destaque no estande, em especial máquinas especialmente dedicadas para as culturas de frutas e café, e também um outro trator ideal para a agricultura familiar, especialmente para horticulturas. “Os novos modelos mantêm os diferenciais da marca como força, economia de combustível, fácil operação, baixa manutenção e ainda a maior garantia do mercado”, reforça Torretta, lembrando que “a Mahindra é a marca que mais vende tratores no mundo”.

O modelo 6075 E, de 80 cv, foi desenvolvido para o trabalho em culturas semi-adensadas como o café. Único da categoria com TOP reversara, o que garante mais segurança e agilidade ao operador. Possui transmissão mecânica sincronizada com reversar [20F+20R], com redutor e maior número de velocidades disponíveis [NOVE marchas na faixa de trabalho), garantindo versatilidade nas mais diversas condições de trabalho . O novo modelo é nacionalizado e pode ser financiado  pelas linhas do governo, BDNES.

Outro modelo é o 6675 F, de 75 cv, e é ideal para atividades em pomares de maçã e frutas de caroço . É equipado com motor Perkins 1104D-44T com injeção mecânica, adequado às exigências MAR-1. Tem baixo consumo de combustível com alto rendimento operacional. Possui transmissão mecânica com 16 marchas à frente e  8 marchas à ré, sistema hidráulico de 3 pontos com excelente capacidade de levante (2.800 kg) e controle remoto com 2 válvulas de dupla ação com vazão para de 48,5 l/min. Tem design arrojado, com área envidraçada frontal arredondada, ideal para acessar os “túneis” criados pelos pomares.

E o modelo 5050, de 49 cv, é um trator multifuncional , especialmente desenvolvido para agricultura familiar, apropriado para áreas pequenas, como culturas de hortifrutigranjeiros. Também chama a atenção dos fumicultores, por oferecer uma configuração adequada para as lavouras de fumo . O novo modelo foi apresentado em março, em duas grandes feiras no Rio Grande do Sul.

No estande da Mahindra também estiveram expostos tratores de 25 cv a 110 cv de potência, com destaque para a primeira aparição em feiras do modelo 86-11O Premium, que tem cabine com amplo espaço interno e EXCLUSIVA suspensão pneumática , e os três modelos da Linha 6000 nacionalizada: 6060 de 57 cv, 6065 de 65 cv e o 6075, de 80 cv. Dos 11 modelos do portfólio, seis já podem ser adquiridos pelas linhas de financiamento rural, BNDES. A marca também tem opções de incentivo próprio como o Mahindra Finance e o Consórcio Nacional Mahindra, oferecendo outras formas do produtor adquirir um Mahindra.

A jornalista da Máquinas & Equipamentos – Katia Penteado – visitou a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.