Fabricante orienta como fazer a troca segura de rolamentos de roda em comerciais pesados

Os rolamentos de roda são considerados peças de segurança e devem ser projetados para uma vida útil longa. Ou seja: alta quilometragem com a menor necessidade possível de manutenção. Apesar disso, eles estão sujeitos a desgastes naturais e sua substituição deve ser feita ao menor sinal de avaria, como também preventivamente nos planos de manutenção de cada empresa.

Para manutenções rápidas e profissionais de rolamentos de roda em comerciais pesados, a Schaeffler desenvolveu o FAG RIU, sigla para Repair Insert Unit, ou Rolamentos Compactos para Reparo de Cubos de Roda. Essa solução exclusiva simplifica o trabalho do reparador e permite uma manutenção segura porque minimiza os danos indiretos relacionados à instalação, prologando assim a vida útil do conjunto.

O FAG RIU é composto por uma unidade de rolamento de roda pré-montada, com dois rolamentos de rolos cônicos permanentemente lubrificados e vedados que se ligam por meio de um anel de segurança. A função desse anel é justamente garantir que os rolamentos não sofram danos durante sua montagem no cubo de roda e se mantenham na posição correta ao longo dos serviços de manutenção no sistema de freio.

Montagem segura

As características do FAG RIU contribuem para que seja possível evitar erros comuns durante a montagem desde o início. Exemplos? A lubrificação incorreta do rolamento ou a contaminação por impurezas durante o manuseio ou a instalação.

Uma vez que contém um lubrificante especial para veículos comerciais, o FAG RIU já está vedado contra a contaminação. Na prática, mais de 55% das falhas de um rolamento podem ser atribuídas à lubrificação inadequada e mais de 20% delas ocorrem devido à contaminação causada por vedação ineficiente. Todas as versões do FAG RIU são fornecidas com ferramentas de pressão que facilitam o trabalho de montagem nas oficinas. Mesmo porque a montagem inadequada pode provocar avaria prematura do rolamento de roda. Esse risco é eliminado quando são usadas as ferramentas corretas e são seguidas todas as instruções. Como resultado, os frotistas poupam tempo durante a manutenção.

Utilização múltipla

A vantagem da FAG é que ela oferece ao mercado uma grande variedade de modelos compatíveis com os principais fabricantes de caminhões e de eixos. O RIU possui utilização múltipla, o que reduz os custos de logística e diminui a necessidade de espaço de armazenamento. Com apenas três modelos, é possível reparar mais de 20 cubos de mais de 700 tipos de veículos diferentes. O resultado? Mais economia e praticidade.