A Pilz – citada entre os maiores grupos do mundo em sistemas de automação e segurança para máquinas – registrou faturamento de 348,4 milhões de euros, aumento de cerca de 22% em comparação com o ano anterior. Esse resultado bastante positivo para a companhia foi apresentado durante a Conferência de Imprensa Anual digital, que aconteceu quinta-feira, dia 19 de maio.
“Os últimos anos não têm sido fáceis para nós e têm desafiado todos os funcionários da Pilz em todo mundo”, sentenciou Susanne Kunschert, sócia-gerente da Pilz GmbH & Co.KG, no evento. Ela se referiu à crise econômica global, o ataque cibernético que a multinacional alemã sofreu em 2019, a pandemia do coronavírus e os contínuos gargalos de fornecimento. “Mesmo assim, o resultado para 2021 é a confirmação de que nossos esforços valeram a pena. Continuamos crescendo juntos”, afirmou.
Na oportunidade, Susanne e o irmão, Thomas Pilz, Sócio-gerente Pilz GmbH & Co., explicaram que a Pilz bateu novo recorde de faturamento na história da empresa, após anos de crise, uma vez que a companhia familiar conseguiu assegurar o fornecimento de componentes para todas as unidades e produziu, mais do que nunca, 2,4 milhões de unidades de produtos.
Nas áreas de Inovação em Processos e Produtos, o grupo Pilz orgulha-se em realizar extensas e intensivas atividades em pesquisa e desenvolvimento, ampliando sua liderança técnica. A prova disso, é que no final do ano passado, cerca de 21% da força de trabalho mundial atuava nas áreas. A Pilz foca suas atividades de desenvolvimento no tema de Security. “Como fabricante de soluções de automação segura, nos concentramos igualmente nos aspectos de Safety e Security industrial”, ressaltou Thomas Pilz. Nesse sentido, de acordo com a norma de segurança industrial IEC 62443-4-1, a empresa acrescentou aos seus processos de desenvolvimento já “seguros” a certificação da consultoria especializada TÜV Süd .
Ainda, durante a conferência, foram apresentados novos segmentos de crescimento para o grupo, à exemplo do metroferroviário. Para tanto, já foi criado a unidade de negócios “Railway”, que agrupa as atividades da Pilz no mundo inteiro para desenvolver o portfólio, de modo atender às demandas dessa indústria específica.
“A Pilz acredita que também que 2022 será desafiador. Assim sendo, nossa equipe permanece coesa em todo o mundo, pois queremos continuar trabalhando uns para os outros para atender nossos clientes. As relações com os clientes e parceiros comerciais nos dão uma força adicional. Olhamos para o futuro com confiança”, finalizou Susanne.
Presença no Brasil
Presente há 23 anos, com sede em Indaiatuba (SP), a Pilz é uma empresa internacional de tecnologia de automação e em soluções de segurança de máquina, sendo esse seu diferencial. Sediada em Ostfildern, Alemanha, está presente em todos os continentes através de 42 subsidiárias. De caráter familiar possui 2.400 funcionários e três parques fabris, na Alemanha, França e China, sendo que na Irlanda possui uma unidade de desenvolvimento de software. Seus produtos incluem tecnologia de sensores, relés de monitoramento eletrônico, relés de segurança, sistemas de controle configuráveis e programáveis, soluções de automação com controle de movimento, sistemas para comunicação industrial, bem como soluções de visualização e terminais de operação. As soluções da Pilz podem ser utilizadas em todos os campos da engenharia, nos segmentos de embalagem, automotivo, farmacêutico, ferroviário, prensas, energia eólica, entre outros. Essas soluções garantem a segurança do operador em seu ambiente de trabalho.