FEIMEC 2018: Retomada do setor de máquinas e equipamentos estimula participação

Com presença confirmada de mais de 700 grandes marcas distribuídas em 54.000 m², a segunda edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, marcada para o período de 24 a 28 de abril, em São Paulo, consolida-se como o evento mais importante e mais completo para a indústria de máquinas e equipamentos na América Latina.

O coordenador da comissão dos expositores, Mauricio Lopes, comenta que, em fevereiro, praticamente toda a área de exposição já estava comercializada: “A FEIMEC 2018 representa o início da temporada dos negócios da indústria. Durante a feira, as empresas que atendem os diversos segmentos industriais poderão expor suas novidades, fazer negócios e, assim, confirmar a retomada do setor, iniciada no segundo semestre de 2017”.

A abrangência dos segmentos presentes na feira possibilitará que empresários dos mais diferentes segmentos industriais deem início a projetos de modernização e ampliação de suas plantas para suprir as novas demandas provocadas pela recuperação da economia brasileira. Entre os muitos lançamentos da FEIMEC, estão máquinas e equipamentos para todo tipo de indústria, soluções para automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda e tratamentos de superfícies, máquinas-ferramenta, motores, acoplamentos, equipamentos para tratamento ambiental, redutores e engrenagens.

Destaques

Dentro do conceito de feira completa e idealizada para promover o desenvolvimento comercial, tecnológico e profissional do setor, a FEIMEC oferece extensa programação de conteúdo e experiências, desenvolvida em parceria com universidades e associações técnicas relacionadas aos setores da feira.

A grade de palestras inclui o Simpósio da VDI-Brasil (vide box); o Workshop “Produtividade em Soldagem”, organizado pela AWS (American Welding Society) com participação do SENAI; e o Fórum “Rede de Manufatura Mecânica”, realizado pela Fundação Certi, uma das referências em pesquisa, desenvolvimento e inovação para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.

Uma das novidades desta edição é o Parque de Ideias, realizado em conjunto com as mais importantes universidades brasileiras ligadas à indústria: USP, ITA, FAAP e FEI, entre elas. O Parque de Ideias contempla uma área para exposição de projetos das universidades e outra para realização de palestras técnicas. Outra novidade é o Sebrae Móvel, uma van estacionada no pavilhão da feira, onde especialistas oferecerão aos visitantes diagnóstico gratuito de suas empresas e plano de ação para melhoria dos negócios.

Ações bem-sucedidas na primeira edição da FEIMEC estão de volta para incentivar os negócios e a atualização profissional do setor. É o caso do Demonstrador de Manufatura Avançada, que fez sua estreia no Brasil com exclusividade na feira em 2016. Desenvolvido pela ABIMAQ e diversos parceiros, o Demonstrador apresenta na prática e em tempo real os principais conceitos e tecnologias aplicadas à Indústria 4.0 e, neste ano, vai oferecer uma proposta diferente da que já foi apresentada e ainda mais inovadora.

E mais: o Projeto Comprador – ação de promoção comercial organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions e fruto da parceria entre a ABIMAQ e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – colocará as empresas expositoras inscritas em contato direto e exclusivo com importadores de países considerados estratégicos.

Iniciativa da ABIMAQ e organizada pela Informa Exhibitions, a feira oferece um ambiente ideal para networking e negócios. A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas visitem a FEIMEC 2018 devido, inclusive, à facilidade de acesso do São Paulo Expo, tais como proximidade do aeroporto, de estação de Metrô, do Rodoanel e de diversos hotéis. Além disso, é disponibilizado transporte gratuito, ida e volta, do metrô Conceição e do aeroporto de Congonhas.