Pessoa com smartphone acessando feira digital

Após adiamento de eventos, empresa promove feira digital com 11 salas simultâneas

Com o coronavírus (COVID-19), em âmbito mundial, eventos empresariais e profissionais foram cancelados, suspensos e adiados. Da mesma forma, no setor de bens de capital mecânico isso não foi diferente e a feira digital surge como alternativa. Duas das principais feiras mundiais no setor, realizadas no Brasil, engrossam a lista e ainda não têm nova data para realização. A Agrishow 2020 – que aconteceria de 27 de abril a 1 de maio – e a Feimec – anteriormente prevista para o período de 3 a 5 de maio. Para as empresas, essa mexida no cronograma se reflete em reprogramações de lançamentos que já receberam investimentos e, portanto, postergam a entrada de soluções no mercado, com impacto econômico e financeiro nos resultados.

Alternativas

Algumas alternativas vêm sendo buscadas pelas empresas com maior ou menor sucesso, como, por exemplo, muitas lives (transmissões ao vivo via redes sociais), webinars e tantos outros eventos que se utilizam de plataforma digital. A Fendt, por exemplo – que está comemorando seu primeiro aniversário no Brasil – em 23 de abril, lançou a série de tratores 900 Vario, durante live pela página da empresa no Facebook, com direito a fogos de artifício e brinde diretamente de Sorriso (MT). Mas há aquelas que foram além e, até em função de sua pegada tecnológica e intimidade com ferramentas tecnológicas, inovaram, com resultados expressivos.

Neste caso está a Trimble, fabricante mundial de soluções em agricultura de precisão, que aproveitou os lançamentos programados para a Agrishow 2020 e realizou uma feira agrícola digital, em 24 de abril, das 7h às 19h. Os números mostram relação custo-benefício da feira digital altamente benéfica, pois o custo de organização e realização de um evento desse tipo, frente a um evento presencial é mínimo.  “Ao longo de 12 horas, registramos 350 participantes por hora, em média, com 3.580 acessos no site”, comemora José Carlos Bueno, diretor Comercial para a América Latina da Divisão Agrícola da Trimble.

Veja medidas que as empresas do setor estão tomando no combate ao coronavírus.

A feira digital

A ideia – como explica Bueno – surgiu após o adiamento da Agrishow 2020. “Tínhamos programado novidades para lançar na Agrishow e optamos por desenvolver um evento específico de nossa empresa, para apresentar a agricultura de precisão como um circuito. Realizamos, assim, a primeira feira agrícola em formato digital no Brasil, e foi muito divertido”, comentou.

Além disso, outro aspecto destacado por Bueno tem relação com a possibilidade de levar o evento a clientes que usualmente não visitam uma feira até pelos custos envolvidos com viagens e hospedagens. Além do próprio distanciamento do negócio por dois dias ou até uma semana, o que para os pequenos e médios agricultores nem sempre é viável. “Tivemos clientes de praticamente todos os Estados brasileiros, além do Paraguai, Argentina e Bolívia, entre outros. Desse modo, otimizamos o relacionamento e potencializamos o alcance”, comentou. E ainda garantiu: “Esse evento veio para ficar pela amplitude, pela agilidade e por poder ser organizado de forma rápida”.

Em resumo, organizada como um circuito tecnológico, a feira agrícola digital da Trimble contou com 11 salas virtuais com 26 especialistas. Todos em home office – um inclusive diretamente do Canadá –, sanando dúvidas sobre agricultura de precisão.

Lígia Amaral, supervisora de Marketing e Vendas da Trimble Agricultura no Brasil, assim conta que o evento foi montado “com o objetivo de proporcionar uma experiência completa de visita à uma feira tradicional. Inclusive com recepcionistas que direcionaram o visitante para a sala mais adequada, de acordo com a sua necessidade. Além de demonstrações técnicas dos produtos”. As inscrições podiam ser feitas na hora, diretamente pelo site.