Aumento de produtividade é o foco da Fendt, após 25 anos pautados na expansão da área plantada. A inovação é fundamental para atingir esse objetivo. E o mercado tem muito a se desenvolver, pois, enquanto nos Estados Unidos 52% dos agricultores utilizam agricultura de precisão, no Brasil são 23% apenas. Quadro semelhante é detectado na aplicação de soluções de gestão de frotas: a adesão nos Estados Unidos é de 37% dos produtores, e de 22% dos agricultores brasileiros. Essa visão de Marcelo Traldi, vice-presidente Fendt e Valtra América Latina, baseada em dados da consultoria McKinsey, de 2024, somou-se ao anúncio de parceria da Fendt com a TIM, com vistas a expandir a rede 4G 700 MHz no campo, beneficiando a propriedade agrícola, os trabalhadores e a população do entorno.
Entregando ao mercado a sua contribuição para que os planos alinhados por Traldi se concretizem, a Fendt, em seu estande na Agrishow 2025, destacou soluções que reforçam seu compromisso em oferecer um portfólio com tecnologia avançada para atender às necessidades do produtor brasileiro. As soluções expostas compreendem tratores, pulverizador autopropelido, plantadeira e Combo Suplanta, assim como a nova colheitadeira IDEAL 25.
Tratores
Tratores com potência a partir de 265 (Fendt Vario 700) até 673 cavalos, como o Fendt 1167 Vario MT com sistema de esteiras Mobil-Trac, destaca-se pelo alto rendimento operacional e sustentabilidade obtidos pela maior distância entre eixos, pela maior largura de esteira e pela suspensão SmartRide Plus. Juntos, essas características oferecem melhor distribuição de peso e potência ao longo da esteira, resultando em maior capacidade de tração e redução na compactação do solo. Por esse diferencial, o trator é considerado ideal para solos arenosos, recuperação de áreas degradadas ou em culturas em que o terreno é exposto, como a cana-de-açúcar. Nessas situações, o equipamento torna o trabalho na lavoura mais eficiente, proporcionando economia de combustível por meio do sistema Fendt ID, que atinge alto torque em baixas rotações. Assim como nos demais tratores da marca, o modelo conta com a transmissão continuamente variável Fendt VarioDrive, que garante velocidade e rotação ideais para operação. Diferencial significativo é o motor, que aceita diferentes combustíveis.
Outro equipamento indicado para o cultivo da cana-de-açúcar em exposição na Agrishow foi o trator Fendt 728 Vario Gen7. equipado com o motor AGCO Power Core 75 de 283 cv de potência nominal e com Dynamic Performance. Disponível nas versões com 265 e 283 cv, ele atinge até 20 cv extras para demandas auxiliares, chegando a 303 cv de potência máxima. A transmissão VarioDrive, com tração integral e transferência de torque inteligente entre os eixos, permite maior capacidade de tração. A cabine VisioPlus com suspensão pneumática aliada à plataforma FendtONE proporciona alto conforto com uma operação simples e precisa dos implementos agrícolas, enquanto o Fendt Connect permite ao produtor monitorar o desempenho em tempo real, garantindo maior rendimento e menor custo operacional.
O Fendt 942 Vario Gen7 foi outro trator presente no estande da marca que integra o Grupo AGCO. Este modelo conta com 415 cv, combinando a robustez do motor MAN de seis cilindros ao conceito Fendt iD que entrega alto torque em baixa rotação, fornece uma operação suave com desempenho máximo e consumo mínimo, além de possuir o exclusivo sistema de autolimpeza do filtro de ar que, aliado ao sistema de hélice reversível para limpeza da grade frontal, resulta em menos paradas para manutenção e maior rendimento operacional. A transmissão continuamente variável VarioDrive sem escalonamento de marcha e tração integral atua em total harmonia com o motor e ajustando a rotação a demanda do implemento, buscando eficiência operacional e energética.
Já o Fendt 1050 Vario Gen3, com 517 cv de potência, também é equipado com o motor MAN e a transmissão VarioDrive. O Vario 1000 G3, por exemplo, adapta-se às diferentes necessidades de potência nas mais variadas operações: preparo de solo, plantio, transbordo de grãos ou cana. Através da suspensão independente do eixo dianteiro, suspensão pneumática da cabine e suspensão pneumática no assento do operador, o equipamento oferece três níveis de conforto operacional para longas jornadas de trabalho. Para máxima tração, ele conta com pneus com tecnologia VF e suspensão que se adapta a carga do implemento, buscando a melhor distribuição de lastro e preparado para entregar a máxima performance em qualquer operação. A alta tecnologia em agricultura de precisão é proporcionada através da plataforma FendtONE, que contempla a personalização dos controles e telas buscando eficiência e simplicidade na operação.
Pulverizador
O pulverizador autopropelido Fendt Rogator 900, também presente na Agrishow, pode ser utilizado em diversas aplicações, pré-plantio e pós-emergência, durante toda a safra em culturas baixas e altas e diversos tipos de terrenos. Tem capacidade para 3.500 litros no tanque principal e vão livre de 1,52 e 1,93 metros, com tecnologias que garantem maior economia de tempo e dinheiro, como dois tanques extras de 150 litros cada um para injeção direta de produtos, para agricultores que precisam fazer aplicações localizadas e específicas.
Uma das soluções que garantem a eficiência na operação do Fendt Rogator 900 é o LiquidLogic, sistema de recirculação de insumo que faz a agitação proporcional do produto para que a aplicação ocorra com perfeição ao longo da barra, que fornece pressão. A régua eletrônica de nível para o tanque garante o uso da quantidade ideal de líquido. Assim, reduz o potencial de aplicação fora do alvo, o desperdício de produto e custos com manutenção por entupimento e sedimentação. As pulverizações ficam mais precisas com a Modulação por Largura de Pulso (PWM), pois a taxa de aplicação por corpo do bico é ajustada individualmente. Com essa uniformidade, a máquina mantém o volume de gotas independentemente da velocidade de operação e mesmo nas curvas.
Linha Momentum
A plantadeira Fendt Momentum de 18 a 40 linhas, por meio de tecnologias exclusivas, contribui para a eficiência operacional e produtividade na lavoura. O equipamento realiza o plantio em áreas planas e em terrenos irregulares ou em curvas de nível, garantindo o depósito de sementes sempre na mesma profundidade. Para que isso seja possível, o Fendt Smart Frame mantém a pressão dos pentes em relação ao solo com uma angulação de 40° proporcionada pelo Wing Flex. Para os modelos de 18 a 24 linhas, o sistema Weight Transfer distribui o peso central da máquina para os módulos laterais e aumenta a emergência em 7%. Além disso, o controle individual realizado pelo Delta Force nas linhas de plantio melhora a construção do sulco e realiza até cinco ajustes em um segundo. Em trabalho, quando dobrada, a plantadeira fica com 3,6m, a menor largura de transporte da categoria, sem precisar desmontar qualquer componente.
Colheitadeira
A Fendt apresentou a nova colheitadeira Fendt IDEAL 25, que traz inovações tecnológicas para produtores brasileiros que buscam maior produtividade, eficiência e sustentabilidade no campo. A sustentabilidade se reflete, por exemplo, na redução de consumo de combustível superior a 10%. A produtividade percebida situa-se em aumento de 10% resultante do conjunto de características técnicas e tecnológicas da colheitadeira, como o sistema HarvestPlus, que otimiza a experiência do operador. Seu sistema de automação garante operação em máxima eficiência, reduzindo perdas, melhorando a qualidade do material colhido e minimizando o uso de recursos.
Entre os diferenciais da Fendt IDEAL 25, destaca-se o sistema Dual Helix Processor, com os maiores rotores do mercado (4,84 metros de comprimento), além de uma área de trilha 45% superior, permitindo alta capacidade de trilha, sem comprometer a qualidade dos grãos e com menor consumo de energia. Aliado a isso, o eficiente sistema de limpeza – 25% maior – possui uma compensação de até 15% de declividade, importante para terrenos irregulares comuns nas regiões Sul e Sudeste, resultando em uma limpeza excepcional do material colhido no tanque de grãos.
Fabricada no Brasil, na unidade de Santa Rosa (RS), com tecnologia alemã, a colheitadeira Fendt IDEAL 25 foi desenvolvida com base em estudos aprofundados sobre as necessidades do agricultor e, por isso, evolui a cada safra. Exemplo é que a nova colheitadeira incorpora o AutoTurn, tecnologia que aumenta a eficiência operacional, reduz a necessidade de intervenção manual do operador nas manobras e melhora a precisão e o conforto durante a colheita. Isso agiliza a colheita e favorece o uso otimizado dos recursos da máquina, como combustível e tempo de trabalho. Já o sistema Teach-in é uma tecnologia que melhora significativamente a eficiência das manobras na cabeceira, realizando funções pré-programadas da máquina e executando de forma sequencial.
Pensada para trabalhar mais tempo no campo, com menos paradas, um dos segredos da Fendt IDEAL 25 está nos motores, ajustados para operar a 1.900 rpm — o que contribui para economizar combustível e prolongar o intervalo entre as manutenções. Além disso, o sistema de resfriamento AirSense garante que a máquina funcione sempre no ritmo certo. Ele conta com uma ventoinha reversível de 950 mm e uma superfície de arrefecimento de 2,7 metros quadrados. Diferencial para o clima brasileiro, o ventilador altera automaticamente a direção da rotação, soprando o ar no sentido contrário e realizando a limpeza da tela de admissão de ar. Outro ponto importante da máquina é o ejetor de pó, que atua como um exaustor, melhorando a visibilidade durante a colheita em condições de muita poeira — importante para a segurança e o rendimento no campo. Esse sistema conta com uma turbina no embocador, sendo a única no Brasil que oferece esse recurso de fábrica.
A nova colheitadeira chega com melhorias que visam facilitar o dia a dia no campo e aumentar a eficiência da operação. Para isso, conta também com a ponteira ajustável do tubo de descarga, que permite regular o ângulo do fluxo de grãos com precisão, facilitando a descarga para o transbordo ou caminhão e evitando perdas. A máquina possui ainda um novo acionamento das esteiras da plataforma Draper, agora com uma caixa selada de 90 graus, que garante maior durabilidade e reduz paradas, contribuindo para mais disponibilidade e desempenho durante toda a colheita.
E mais: a Fendt IDEAL 325 inclui o programa Fendt Gold Star, que oferece três anos de garantia de fábrica, proporcionando tranquilidade e segurança aos clientes. Além disso, conta com monitoramento contínuo via telemetria por meio do Fendt Connect, permitindo que produtores e concessionários analisem em tempo real dados como posição, consumo de combustível, velocidade, tempo operacional e capacidade da máquina. Essa tecnologia assegura alta disponibilidade do equipamento e evita desperdícios.
Combo para o plantio
Outra atração da marca na feira foi o Combo Suplantar, que representa a fusão das melhores soluções e tecnologias do mercado para o plantio. É composto pela série de tratores Fendt 700 Vario Gen7 e a nova versão da plantadeira Fendt Momentum 18 a 24 Linhas.
Como comentou Rafael Antonio Costa, diretor comercial da Fendt, este combo “é uma combinação definitiva para quem busca máxima rentabilidade no campo: um trator de renome internacional, sinônimo de potência, versatilidade e eficiência operacional, aliado a uma plantadeira que eleva os padrões de plantio, disponível em novos tamanhos. A Fendt Momentum se destaca pela adaptação impecável a qualquer tipo de terreno, garantindo uma distribuição de peso inteligente que reduz a compactação do solo e maximiza o aproveitamento dos insumos. Como resultado, o produtor conta com maior produtividade, menor custo por hectare e um retorno sobre o investimento muito superior. Essa tecnologia de ponta permite aos produtores elevar a lucratividade e obter safras mais uniformes e rentáveis.”
A jornalista Katia Penteado, da Public Projetos Editoriais, agência responsável pela revista Máquinas & Equipamentos, pelo Anuário ABIMAQ e pelo Panorama Brasil Agronegócio, entre outras publicações, esteve presente à Agrishow 2025 a convite de algumas empresas participantes.