No universo dos rolamentos de furo cônico, há acessórios de fundamental importância que interferem na vida útil e custam, em média, dez vezes (10%) do valor do rolamento. Trata-se da bucha, elemento que se posiciona entre o rolamento e o eixo, e, por esse motivo, não pode ser reaproveitada, devendo necessariamente ser substituída toda vez que o rolamento for desmontado, para garantir o trabalho com 100% de segurança.
Há, ainda, outros acessórios que somam-se às buchas, a exemplo de porcas de fixação, precisão e arruelas de trava. E para as montagens serem feitas de forma adequada ainda há ferramentas como porcas hidráulicas, chaves de gancho, tubos de extensão e bombas hidráulicas.
Somados, esses elementos e ferramentas são “diretamente responsáveis pela vida útil do rolamento que são montados em máquinas para indústria de mineração, papel, celulose, siderurgia, petróleo, máquina agrícolas, além de diversos tipos de equipamentos industriais”, resume Warley A. Grotta Jr., diretor da BGL, empresa 100% brasileira, que também desenvolve produtos sob demanda para necessidades específicas específicas e registra exportações crescentes para os Estados Unidos, Europa e países sul-americanos.
No caso das buchas de fixação hidráulicas, Grotta Jr. explica que, “quando montadas nos equipamentos, agilizam a manutenção, pois o tempo de sacar uma bucha hidráulica é muitas vezes menor do que uma bucha convencional. Montar buchas de fixação para rolamentos com porca hidráulica e desmontar usando injeção de óleo na bucha hidráulica faz com que o tempo de máquinas paradas seja muito menor e, por consequência, o custo de operação dos equipamentos”.