A Abecom, maior distribuidora da SKF industrial no Brasil, lançou uma nova identidade. Ao longo de sua trajetória, a empresa acompanhou as evoluções da indústria nacional e hoje atua como fornecedora de soluções premium, com foco em programas de manutenção preditiva, que evitam paradas não programadas da produção e maximizam a vida útil dos equipamentos.
A história da Abecom começou em 1963, em uma pequena loja aberta por Antonio de Jesus Rodrigues no bairro do Brás, no centro de São Paulo. Desde então, o mundo já passou por duas grandes revoluções industriais: a era da automação, nos anos 70; e a atual era da robótica, Big Data e Inteligência Artificial, a partir dos anos 2000. Na base dessa evolução estão máquinas cada vez mais eficientes, que aumentam a produtividade das fábricas ao mesmo tempo que reduzem seus custos. Hoje, a Abecom atua na oferta de soluções para manutenção industrial que proporcionam ganhos aos seus clientes.
Com mais de meio século de atuação, a empresa se tornou a maior e a mais premiada distribuidora da SKF no Brasil, posição que se mantém há mais de uma década. Atualmente, a Abecom também é uma das líderes nacionais em serviços para manutenção industrial, que incluem desde engenharia de aplicação até programas de reduções de custos, documentadas e validadas.
Para acompanhar o desempenho dos equipamentos de centenas de indústrias em tempo real, a Abecom conta com um centro de inteligência (REP Center) em sua sede em São Paulo. Ali, uma série de programas analisam os dados recolhidos à distância em cada planta, entre eles seu software exclusivo de gestão de lubrificação AbecLub – com uma completa plataforma de relatórios em nuvem.
Com essas informações, a Abecom atua de forma consultiva, orientando seus clientes para manutenções programadas, evitando perdas com interrupções repentinas. Para este trabalho, a empresa conta com uma equipe de mais de 200 colaboradores, entre os quais 50 técnicos e engenheiros – que formam o maior time de especialistas do setor, atendendo em todo território nacional.
“Na verdade, esses profissionais hoje atuam como ‘multiespecialistas’, pois, além de conhecer em profundidade todos os equipamentos e componentes de manutenção industrial, estão habilitados a desenvolver projetos de solução integrada para as linhas de produção, ampliando o valor agregado ao cliente”, explica Rogério Ezequiel Rodrigues, CEO da Abecom.
Nova identidade
Para celebrar sua trajetória de quase 60 anos, a Abecom está mudando e acaba de lançar uma nova logomarca, que reflete, ao mesmo tempo, a evolução da indústria e os valores tradicionais que fizeram dessa empresa a líder em seu setor: oferecer soluções que aumentem a produtividade e reduzam os custos e perdas das indústrias.
A nova identidade da Abecom retrata o dinamismo industrial, simbolizando os rolamentos em movimento, que estão na base das máquinas e dos processos fabris. O desenho de linhas leves dá o tom de modernidade e do avanço tecnológico das soluções da Abecom. Já a presença dos rolamentos remete aos valores mantidos pela empresa ao longo destes 59 anos.
“A evolução está em nosso DNA e com um mundo em transformações constantes e cada vez mais aceleradas, nós também continuamos mudando, porém, sem perder a nossa essência. Essa nova identidade traduz nossa expertise em tornar as indústrias mais eficientes, ou seja, em ajudar as empresas a produzir cada vez mais com menos recursos, garantindo sustentabilidade aos negócios em todos os aspectos: financeiro, ambiental e social”, resume Rogério Rodrigues.