Gestão eficaz da manutenção evita perdas financeiras nas indústrias

Considerando que os custos com manutenção nas indústrias podem chegar a 5% da receita total, de acordo com dados da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), Rogério Rodrigues, CEO da Abecom, cita os programas de manutenção preditiva entre as ferramentas capazes de reduzir esse impacto financeiro.

Para ele, os gestores precisam controlar desafios diversos, com vistas a eliminar os gargalos de produtividade, a exemplo de falta de mão de obra qualificada; gestão de custos de manutenção; gerenciamento de estoque; planejamento de manutenção; integração com outras áreas da empresa; uso de tecnologia e gerenciamento de documentação.

Alerta também para o fato de que o custo de manutenção agrega, à soma do valor das peças de reposição e das horas de trabalho da equipe, as falhas nas máquinas, pois causam perdas de produção, atrasos de entrega e custos de reparo mais altos do que os previstos. Ao lado dessa necessidade, situa que para manter os estoques de peças de manutenção na medida necessária, as empresas devem traçar uma estratégia de manutenção proativa que favorecem programação dos níveis de estoque e até eliminam essa necessidade, sendo que em alguns componentes essa necessidade pode até ser eliminada.

O executivo também pontua a importância de identificar riscos associados à manutenção de equipamentos industriais, que podem ser mitigados via coleta de dados e monitoramento das máquinas e componentes críticos, assim como utilizar soluções baseadas na internet das coisas (IoT), conectando máquinas e alertando sobre possíveis problemas.

E mais: a eficiência dos equipamentos depende de documentação precisa e atualizada sobre as atividades de manutenção, com detalhes sobre o funcionamento das máquinas, o histórico das ações, e até os indicadores de manutenção.