O grupo alemão Hengst assinou, em 18 de julho, contrato para a compra da divisão de filtração hidráulica da Bosch Rexroth AG. O negócio inclui a planta em Ketsch (Baden-Württemberg, Alemanha), com aproximadamente 190 funcionários e as atividades de vendas em todo o mundo em mais de 30 países. Com essa ação, a Hengst Filtration aumenta substancialmente sua divisão de filtros industriais, que começou com a aquisição da Nordic Air Filtration (2016) e Delbag (2018).
A transação está sujeita a aprovações antitruste. Por este motivo, a transação deverá ser finalizada no início de 2021. As partes concordaram em não divulgar o valor do preço de compra.
A divisão de filtros hidráulicos da Bosch Rexroth desenvolve e produz filtros e elementos de filtro completos para aplicações hidráulicas industriais e móveis. Além do know-how da fabricação de filtro hidráulico, com o negócio também serão transferidos mais de 40 direitos de propriedade industrial.
“Tanto a Hengst quanto a Bosch Rexroth são parte de um seleto grupo de indústrias altamente competentes e importantes em suas áreas de atuação. Estou certo de que esse grande negócio será muito promissor para o grupo em todo o mundo e, naturalmente, para a unidade no Brasil, que atende toda a América Latina”, enfatiza Luiz Mirara, diretor-presidente da Hengst na América Latina e também CEO da Hengst Brasil, com sede em Joinville (SC).
O executivo destaca que a Hengst leva todo o know-how adquirido em décadas de atuação na filtração automotiva para o mercado de filtros industriais e, paralelamente, beneficia-se de todo o conhecimento que recebe deste setor. “No momento, a produção no Brasil é principalmente focada no mercado automotivo”, afirma Mirara. “Mas, certamente, a unidade tem excelente futuro na produção de filtros para o setor industrial, o que deverá acontecer de forma paralela e progressiva