Indústrias investem no e-commerce

ArcelorMittal

O e-commerce da ArcelorMittal – onde também são comercializados os produtos da Belgo Bekaert Arames – é uma operação on-line completa ou de ponta a ponta, que integra loja virtual, estoque e distribuição. A entrega rápida é outro diferencial: máximo de sete dias. Uma central de atendimento da companhia dá todo suporte ao usuário e a confiabilidade da entrega. Destaca-se também a abrangência que pode ser alcançada com baixo custo. A maior dificuldade é realizar uma venda mais técnica já que o cliente tem total independência para interagir com a ferramenta e, caso ele não tenha um conhecimento técnico, fica mais difícil sugerir alternativas.

CNH Industrial

As compras das peças realizadas nos sites das marcas CASE Construction Equipment e New Holland Construction são processadas e enviadas pela rede de concessionárias das marcas, o que garante suporte técnico especializado, agilidade na entrega, atualização de estoque e garantia de qualidade das peças. São peças genuínas e da linha Nexpro. Também disponibiliza nos sites equipe de especialistas técnicos que prestam todo o suporte necessário e tiram as dúvidas dos clientes, através do chat on-line e do atendimento por telefone, afinal, esta é uma compra extremamente técnica que exige um conhecimento específico em manutenção de máquinas.

Husqvarna

O maior desafio foi encontrar a melhor solução que atendesse a premissa básica: manter como canal de distribuição no ambiente digital a rede com mais de 1.800 revendedores nas diversas regiões, diferentes realidades de negócio e sistemas de gestão. Esses obstáculos, durante o desenvolvimento, exigiram redesenhar estratégias e buscar alternativas.
São mais de 90 itens – produtos e acessórios – e conteúdo audiovisual para o consumidor. O pedido é atendido pela revenda mais próxima do cliente com estoque disponível e frete competitivo, com estrutura de suporte ao consumidor e garantia da fabricante.

Jacto

30 mil itens originas de reposição (bicos de pulverização, filtros, reparos de bombas, GPS, serviços como sinal de correção para GPS e displays, entre outros), também é o negócio da Jacto quando o assunto é venda on-line de peças em todo o território nacional. A plataforma atende pedidos feitos na revenda de peças que não estão em seus estoques. O gargalo da logística, devido a serem clientes em zona rural, coloca as peças na revenda mais próxima da propriedade. O projeto foi desenhado internamente, escutando e entendendo as necessidades de clientes e parceiros e teve apoio de externo para execução da plataforma final.

MWM

Fomentar as vendas dos distribuidores, aumentar a capilaridade, vender praticidade, qualidade e os melhores preços aos clientes finais; promover melhorias constantes para aprimorar a experiencia do cliente final (UX). Eis as metas da Loja MWM, que para auxiliar o cliente oferece fotos dos produtos em alta qualidade, com cada detalhe e característica dos itens. Os distribuidores participantes do canal on-line disponibilizam e entregam os produtos de acordo com a política de entrega da companhia, mas a garantia é da MWM. E mais, a empresa objetiva aumento de portfólio e inclusão de novos parceiros de negócios para aumentar a capilaridade.

Sotreq – Caterpillar

A tecnologia das ferramentas do site oferece maneiras fáceis e ágeis para a colocação do pedido. A simples digitação do item, o carregamento automático de uma lista completa de itens, a escolha do item por categoria ou com palavras-chave (para que o próprio sistema exiba as opções disponíveis) são algumas das funcionalidades da aplicação. Além disso, permite pagamento direto com cartão de crédito, com possibilidade de parcelamento do valor da fatura em até três vezes, sem juros. O site atual, ativo há alguns anos, pode ser considerado evolução de uma plataforma on-line anterior partstore ativa, e oferece benefícios capazes de multiplicar a participação da venda on-line no resultado.

Schulz

O Portal B2B Schulz Online faz parte do planejamento estratégico digital da empresa e foi desenvolvido pelas áreas de marketing, vendas, contabilidade e TI. A iniciativa reforça o posicionamento da marca em ser pioneira também na oferta de canal digital como opção para negócios e relacionamento on-line. Permite ao revendedor acessar a Schulz para informações e produtos, comprar de forma on-line quando e onde quiser, com segurança. Possibilita consulta de preços e tributos em tempo real. Novos clientes devem preencher o formulário disponível no portal e aguardar a aprovação do cadastro para realizar a compra. A política de entrega é a mesma das compras feitas pelo método convencional.

Usiminas

Após cerca de três anos idealizando o projeto, em janeiro de 2020, a siderúrgica lançou a primeira versão centrada na região metropolitana de Belo Horizonte. São Paulo é o segundo mercado e a meta é atingir o território nacional todo. O projeto foi desenvolvido inicialmente com equipe interna e depois de definir os métodos e processos internos, a Usiminas contratou uma empresa de publicidade digital e vários outros parceiros para suportes específicos, tais como captura de bases de clientes e meios de pagamento. A meta é em breve iniciar o desenvolvimento de vídeos e de conteúdos técnicos, inclusive em parceria com a indústria do aço.

Volvo

On-line há mais de 10 anos, a página de venda de equipamentos de construção usados da Volvo foi criada em apoio à rede de distribuição, desenvolvida internamente e que merece contínuos investimentos em aprimoramento. Foi a opção da empresa para oferecer uma solução que pudesse unir a rede de distribuição, através da sua oferta de usados, com os clientes. Ou seja, o objetivo sempre foi facilitar o contato entre o vendedor e o cliente final, mantendo o máximo de informações técnicas possíveis no anúncio. Ao longo do tempo, o canal se consolidou como uma excelente ferramenta de apoio à rede e seus vendedores.