A Tractian, empresa com sede nos Estados Unidos e operações no Brasil e no México, tem revolucionado a manutenção industrial por meio de inteligência artificial de ponta. Para sustentar esse avanço, a companhia opera com uma robusta infraestrutura baseada em GPUs da NVIDIA, como H100 e H200, utilizadas em treinamentos, e T4 e L40, empregadas no processamento contínuo, além de contar com o ecossistema CUDA baseado na nuvem da Oracle. Essa base tecnológica vem permitindo à empresa treinar e retreinar modelos de IA com altíssima performance e entregar resultados cada vez mais precisos em tempo real.
A Tractian combina sensores próprios com software de análise baseado em IA para oferecer uma manutenção preditiva que antecipa falhas antes que elas causem prejuízos às operações industriais. Com mais de 1.000 clientes e aplicações em setores como mineração, alimentos, automotivo, agronegócio e químico, a empresa já instalou mais de 100 mil sensores que monitoram máquinas em tempo real, captando sinais de vibração, temperatura e padrões de funcionamento.
“Nós monitoramos cada máquina, cada sinal emitido, cada dado recebido e indicamos qualquer anomalia antes mesmo que ela se torne uma falha. E, com a infraestrutura da NVIDIA, conseguimos fazer isso com uma velocidade e precisão que seriam inviáveis com tecnologias tradicionais”, explica JP Voltani, VP de Engenharia da Tractian. A empresa relata que a adoção das soluções da NVIDIA gerou um incremento de produtividade de 300% em sua IA, refletindo diretamente na economia e na confiabilidade percebida pelos clientes.”
Um dos exemplos mais expressivos da aplicação da tecnologia da Tractian é na Ingredion, empresa líder global em soluções de ingredientes alimentícios, presente em mais de 120 países. A empresa enfrentava muitos desafios em suas plantas fabris, que são grandes, com locais de difícil acesso e muitos ativos a serem considerados.
Para solucionar os problemas, aumentando a eficiência da fábrica e evitando falhas, a empresa adotou a manutenção preditiva fornecida pela Tractian, que se utiliza de sensores com inteligência artificial, construídos com tecnologia NVIDIA, para monitoramento de vibração e temperatura. Assim, a empresa evitou muitas horas perdidas por falhas e problemas de medições, especialmente locais em críticos e de difícil acesso.
O sistema oferece dados cruciais em tempo real, com análises assertivas que garantem precisão no monitoramento e manutenção dos ativos críticos, poupando a equipe dos riscos de inspecionar ativos em locais complexos e de difícil acesso. O sistema detecta falhas automaticamente, oferecendo diagnósticos precisos e orientações para a manutenção adequada. Em um ano, os resultados apontaram que cerca de 700 horas de quebras foram evitadas com monitoramento, em 22 plantas ativas espalhadas ao redor do mundo, com destaque para Brasil, EUA e Canadá.
Além disso, houve uma considerável redução de custos diretos associados à detecção prévia de falhas, melhoria da gestão da rotina dos times técnicos e ganhos imensos na segurança e na eficiência das equipes de manutenção.
“A partir do momento em que instalamos os sensores na planta, ganhamos uma facilidade enorme. Com o software, qualquer anomalia é identificada e nós somos notificados, além de orientados sobre como atuar. É uma solução que entende a realidade do trabalho do técnico de manutenção e que chegou para nos ajudar a entregar mais resultados”, afirma Hélio Barros, técnico de manutenção na Ingredion.
Desde 2024, a Tractian também integra o programa NVIDIA Inception, que apoia startups inovadoras com orientação técnica, acesso a tecnologias avançadas e oportunidades de networking. “A Tractian é um dos casos mais interessantes do nosso programa Inception, pois mostra como a IA pode transformar radicalmente um setor tradicional como o industrial”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. “É preciso usar e abusar de todo o potencial da IA, e estamos sempre disponíveis para apoiar empresas como a Tractian a alcançar seu total potencial.”
Com operações em três países e foco em escala global, a Tractian segue investindo em tecnologia para democratizar o acesso à manutenção industrial baseada em IA, eliminando o tempo de inatividade e permitindo que seus clientes operem com máxima eficiência.