Inovação brasileira representa a evolução da operação e da manutenção

O dia 16 de julho de 2025, na Sotreq, marcou o lançamento da plataforma de monitoramento e gestão de ativos chamada de ‘3S’ (Sotreq Safe Source), que integra dados de diferentes sistemas instalados, amplia previsibilidade de manutenção e reforça compromisso da empresa com eficiência operacional e a sustentabilidade

Como maior representante da Caterpillar no Brasil e referência em soluções tecnológicas para os setores de infraestrutura, mineração, energia e marítimo, a Sotreq  desenvolveu a solução com tecnologia própria, consolidando sua expertise em telemetria e em manutenção preditiva em um sistema flexível, intuitivo e inovador no mercado nacional. A plataforma resulta de vários anos de experiência da empresa com diversas plataformas de monitoramento, combinadas aos aprendizados extraídos da relação direta com clientes estratégicos e, assim, representa evolução da operação e da manutenção, sendo símbolo da empresa em digitalização e inovação. A plataforma foi projetada para centralizar e integrar diversos dados de múltiplos equipamentos, eliminando a necessidade de acessar diferentes interfaces para acompanhar motores, geradores, redutores ou qualquer outro componente de um ativo.

Principais diferenciais

“Nosso foco é garantir que o cliente tenha uma visão unificada, inteligente e preditiva da sua operação. O 3S representa uma quebra de paradigma ao permitir a análise integrada e personalizada de diversos sistemas e dados em tempo real”, afirma Saul Machado, coordenador de Engenharia e Tecnologia da Sotreq, reforçando que para a empresa, o 3S é uma plataforma escalável e transversal, com potencial de aplicação em outros segmentos de mercado.

Para isso, entre os diferenciais destacam-se monitoramento preditivo e centralizado de todos os equipamentos instalados, com possibilidade de personalização total dos dashboards; identificação proativa de anomalias por meio de alertas com base em algoritmos e indicadores visuais (conhecidos como red pills); gestão inteligente da manutenção, com planos customizados, rastreamento histórico e alertas automáticos por e-mail ou SMS; hardware próprio e equipamentos necessários para a interface fornecidos pela Sotreq; dashboards dinâmicos e personalizados, com foco no que realmente importa ao cliente: disponibilidade (uptime), consumo de combustível, emissão de gases, tempo de operação; e integração com sistemas já existentes nos clientes e via API, possibilitando a geração automática de ordens de serviço e o cruzamento de dados com outros softwares de manutenção; assim como interface amigável, acessível por desktop e celular, com suporte em diversos idiomas.

Para o cliente, os benefícios diretos podem ser resumidos em redução de custos operacionais e de emissões (proposta alinhada às metas ESG); prevenção de downtime (quando um equipamento, sistema ou serviço está inoperante ou indisponível), evitando multas e perdas financeiras; maior vida útil dos equipamentos, por meio de manutenção preditiva, tornando a utilização deles mais sustentável; e tomada de decisões otimizada com base em dados e indicadores de desempenho confiáveis.

O sistema já está em operação na região norte e sudeste do Brasil e, como prevê Machado, deve ser “a base tecnológica de monitoramento para qualquer ativo de seus clientes. O sistema foi pensado para crescer e se adaptar”.