O sistema de climatização do Centro de Operações Espaciais Principal da Telebras(COPE-P), em Brasília, acaba de ser premiado pela Smacna Brasil como um dos destaques do ano na categoria Obra Nova / Conforto. Em sua 27ª edição, o tradicionalevento setorial da Smacna premia anualmente as melhores obras de HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning, em inglês, o correspondente a Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado).
“Para esta obra, a Yaskawa Elétrico do Brasil, tradicional fabricante de inversores e servo acionamentos, forneceu os painéis com inversores A1000 para as bombas das centrais de água gelada para o sistema de ar condicionado do Data Center do COPE-P”, explica Fábio Costa, gerente comercial da Yaskawa.
Segundo Costa, o inversor empregado – A1000 – é completo, sendo uma solução única e ideal para aplicações desde simples ventiladores até em máquinas complexas. “Todo o sistema de climatização do COPE-P foi concebido em redundância, justamente para garantir a confiabilidade do sistema. Foi um projeto desafiador, mas muito bem conduzido pela nossa equipe”, destaca.
Para se ter ideia da complexidade dessa obra, o COPE-P é um conjunto de edificações que opera e monitora o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Além de uso estratégico para as comunicações militares, em Banda X, também opera em Banda Ka, viabilizando internet banda larga para milhares de brasileiros nos programas de inclusão digital e acessibilidade do Governo Federal.
Dotado de dupla abordagem óptica e redundância de todos os seus sistemas de infraestrutura crítica (energia, climatização, segurança, conectividade), o projeto do COPE-P da Telebras/Defesa possui certificação TIER IV e foi totalmente desenvolvido em Building Information Modelling (BIM), tecnologia pioneira no setor público brasileiro. São 14.000m² de área construída, sendo 4.500m² de bloco técnico operacional.
Além da YASKAWA, fabricante dos Inversores de Frequência e Painéis Elétricos, também foram agraciados: a Telebras (empreendedora da obra), o instalador do projeto, Consórcio SAT-3D (Almeida França Engenharia, Paulo Octávio Empreendimentos Imobiliários e Projeman Engenharia), a Constarco Engenharia e Comércio, que implantou os resfriadores de líquido e a solução de automação das Centrais de Água Gelada, e a empresa projetista, Foz Engenharia e Consultoria, da Trane, fabricante das máquinas de ar condicionado.