Kennametal lança ferramenta de corte para fabricantes dos setores aeroespacial e de energia

A Kennametal apresentou ao mercado outra ferramenta de corte de elevado desempenho: a broca de metal duro B21*SGL com refrigeração interna, projetada para ligas à base de aço inoxidável, níquel e cobalto, a broca B21*SGL com geometria de ponta e revestimento monocamada de AlTiN por PVD patenteados oferece maior produtividade e vida útil mais longa para as ferramentas para aplicações dos setores aeroespacial e de energia que exigem uma furação previsível e de elevada produção.

“Em testes realizados por clientes, a broca B21*SGL supera consistentemente o desempenho de brocas concorrentes, produzindo mais furos em menos tempo, com maior alinhamento e melhor qualidade de superfície. Além disso, o novo design elimina virtualmente o risco de lascamento e desplacamento da cobertura que resulta no baixo desempenho das brocas. E graças a uma geometria única de ponta, oferece o menor nível de esforço axial do mercado, permitindo uma furação produtiva mesmo com peças de trabalho com geometrias delicadas”, informa Frank Martin, gestor de produto Brocas de metal duro.

A geometria de ponta, a aresta de corte polida, a margem de canto de corte negativo e o design de canal que garante bom escoamento de cavacos, exclusivos da broca B21*SGL limitam a tendência desses materiais grudarem na ferramenta de corte, resultando em aresta postiça de corte nas arestas e lascas dos cantos, promovendo a evacuação de cavacos e reduzindo as forças de corte. Graças à classe KCMS15 ter elevada resistência ao desgaste e elevado teor de alumínio, o resultado é uma broca que não só produz mais furos por ferramenta, como o faz mais rápida e previsivelmente.

“A furação é um processo essencial da usinagem, especialmente para fabricantes de turbinas. Como habitualmente os trabalhos de furação acontecem perto do final do ciclo de produção, quando as peças de trabalho estão em um valor máximo, uma broca quebrada pode danificar ou mesmo destruir componentes que valem dezenas de milhares de dólares”, comenta Matthieu Guillon, gestor de grandes contas, setor aeroespacial, ao ressalta que “essa nova broca de metal duro trará incrível valor para todos que precisem fazer um grande número de furos em Inconel, titânio, aços inoxidáveis da série PH e outras superligas resistentes ao calor. É especialmente relevante para fabricantes do setor aeroespacial dada a tremenda pressão para acelerar a produção do programa do motor LEAP para aeronaves”.