Líder na China completa 80 anos de desenvolvimento tecnológico

Ocupando o 3º lugar no mundo no setor de máquinas pesadas, a XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.), fundada em 1943, é a líder em seu país de origem e está no 449º lugar na lista das 100 maiores empresas de máquinas da China. Nesse ranking, a empresa detém 20% do mercado mundial e 70% do chinês.
Na linha global de produtos estão máquinas pesadas para construção civil, mineração e agronegócios, oferecendo linhas completas e competitivas em guindastes, terraplenagem, pavimentação, perfuratrizes, elevação e concretagem.
Neste ano, a empresa está com dupla comemoração: 80 anos de atividades na China e, no Brasil, presença desde 2004 com revendedores e pontos de assistência técnica distribuídos, por todo o País, e linha de produção na cidade de Pouso Alegre (MG) fundada em 2012 e inaugurada em 2014.
A planta brasileira resulta de investimentos de US$ 300 milhões e é a maior base de fabricação de máquinas chinesas no exterior, na América do Sul, sendo a primeira linha de produção da empresa fora da China. A fábrica cobre uma área de 800.000 metros quadrados, com capacidade de produção anual de quase 10.000 unidades de equipamentos, incluindo escavadeiras, carregadeiras e máquinas rodoviárias.
Como parte das comemorações no Brasil, a XCMG promoveu encontro de seus 18 distribuidores com Yang Dongsheng, presidente mundial da companhia, que, entre outras iniciativas, anunciou a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para nacionalização das máquinas e expansão da marca no mercado nacional.
Dongsheng, durante o período que esteve em território brasileiro, participou de inauguração de algumas lojas de distribuidores e disse-se satisfeito com os resultados da empresa no Brasil: com presença real em todos os Estados, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são responsáveis por 45% do faturamento da XCMG Brasil. Esse volume, acrescido das vendas do Sudeste, em especial, São Paulo, atingem 70% a 75% do faturamento da empresa.

Conquistas

Nesses nove anos de produção no País, a empresa computa algumas realizações significativas. Desde 2019, o Parque Industrial da XCMG Brasil, que está posicionado com base em máquinas de construção, foi aprovado pelo governo da província de Jiangsu e tornou-se a quarta zona de cooperação econômica e comercial no exterior na província de Jiangsu.
A criação, em julho de 2020, do Banco XCMG, é outro marco importante, pois é o primeiro banco de empresas fabricante de produtos chineses do mundo. Em dois anos, a alocação cumulativa de crédito ultrapassou R$ 500 milhões, fornecendo produtos e serviços financeiros personalizados para atender as necessidades diversificadas dos clientes e, consequentemente, conquistar continuamente sua confiança.

Sustentabilidade

“Com apenas 9 anos no País, pretendemos fechar 2023 com market share acima de 20%”, destaca Renato Torres, diretor Comercial da multinacional, creditando o percentual à tecnologia desenvolvida pela marca, constante treinamento de vendedores e mecânicos, incluindo os de revendas, garantindo o pós-venda efetivo. Ressalta, também que, atualmente, a fábrica e as organizações de vendas e serviços proporcionaram diretamente mais de 1.000 empregos, e a proporção de funcionários locais ultrapassou 96%.
Em consonância com a política de redução da emissão de carbono anunciada pela XCMG na China, em 2021 – com o lançamento do primeiro plano de ação no setor de máquinas de construção chinês, demonstrando a determinação da empresa em transformar e atualizar constantemente seus produtos, adequando-os as necessidades do mercado –, a XCMG Brasil está rapidamente estabelecendo um novo mercado baseado em máquinas elétricas, e mais de 600 novos equipamentos já desembarcaram em solo brasileiro.