A Valmet concluiu, em 9 de setembro, a entrega dos projetos da planta de evaporação de licor negro e da planta de licor branco para o Projeto Star, da Bracell. O fornecimento contempla equipamentos de alto nível tecnológico, em termos de performance técnica, energética e ambiental.
Com capacidade para 3,5 mil toneladas de água evaporada por hora e produção de 31 mil metros cúbicos de licor branco por dia, as plantas de evaporação de licor negro e de caustificação, respectivamente, são as maiores plantas destas tecnologias em operação em todo o mundo, informou Fernando Scucuglia, diretor de Celulose e Energia na Valmet América do Sul, ao informar que a planta de caustificação conta com dois fornos de cal alimentados por biogás, com capacidade produtiva de 1.200 toneladas por dia, e duas plantas de gaseificação de biomassa com capacidade de 87 megawatts térmicos cada. Além disso, essa entrega contempla a primeira gaseificação de biomassa em fábricas de celulose da América do Sul.
“Pela primeira vez na América do Sul, uma planta deste porte não utilizará combustível fóssil, o que nos traz muito orgulho como empresa que tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis”, explica Scucuglia. “O uso de ‘biogás’ é uma solução limpa, econômica e conectada com todas as ambições ambientais de nossos clientes e da sociedade. Ela funciona desde a secagem de biomassa, gaseificação e queima no forno de cal, incluindo os controles, tratamentos e eliminação de eventuais poluentes gasosos”, acrescenta o diretor.