Na Atlas Copco Specialty Rental – divisão da área de negócios Power Technique, oferece para seus clientes, em regime de aluguel, soluções temporárias especiais em ar, energia, fluxo, vapor e nitrogênio de última geração –, a manutenção tem um papel muito importante, sendo executa de maneira eficiente, efetiva e com mínimo impacto nos negócios, afinal, ao considerar todo o impacto e os riscos associados às operações de manutenção, os custos reais podem ser significativamente elevados.
Exemplo é o de um dos maiores fabricantes de papel e celulose do Brasil que, ao precisou realizar uma revisão completa dos compressores aplicados a processos críticos, fez uso de solução de backup absolutamente à prova de falhas com projeto e fornecimento da Atlas Copco Specialty Rental, o que garantiu transição perfeita, sem interrupções na produção e em total conformidade com as diretrizes de saúde, segurança e meio ambiente, além de nenhum impacto na qualidade ou quantidade da produção. O pacote de ações foi preparado em apenas um dia, embora todo o planejamento tenha sido feito de forma meticulosa durante meses.
Desafios do projeto
O ar comprimido é absolutamente crítico para as operações da fábrica, pois é ele que alimenta grande parte do processo, transporte e instrumentação de toda a linha de produção maior que 1.000 metros de extensão, e embora fosse necessária uma revisão completa dos dois compressores centrífugos de 13.200 m3/hora da fábrica, que levaria até duas semanas para ser realizada, interromper a produção por algumas horas estava absolutamente fora de questão.
As rigorosas demandas do negócio, predominantemente de exportação, do fabricante simplesmente não permitiam qualquer redução, muito menos a interrupção da produção. Neste caso, a confiabilidade foi um fator chave na escolha da solução correta.
Os desafios também envolveram além da manutenção do fornecimento de 13.200 m3 de ar comprimido de qualidade, 100% isento de óleo e outros contaminantes a cada hora, 24 horas por dia, e durante 10 dias de operação contínua, a garantia de um suprimento estável de combustível para produzir todo esse volume, e a preocupação em evitar obstrução em uma ou mais das aproximadamente 1.000 válvulas, instrumentos e outros componentes sensíveis poderiam acarretar consequências desastrosas.. Somou-se a isso, o espaço limitado na fábrica que exigiu a geração do ar comprimido em um espaço bem restrito.
Para atender às rigorosas demandas do cliente. Foi projetada e fornecida solução abrangente que cobriu todos os aspectos da transição para o ar de back-up, com seis compressores PTS 1600, incluindo tanques de combustível auxiliares, mangueiras e conexões, foi entregue montado, testado e colocado em operação pela equipe local em apenas um dia. Posteriormente, após a conclusão bem-sucedida do projeto, tudo foi desmontado e removido com o mesmo nível de velocidade e eficiência.