A Manufatura Híbrida é a tecnologia mais recente desenvolvida pela Indústrias Romi na linha de centros de usinagem ROMI Hybrid, que combina os processos de adição de materiais metálicos ou poliméricos (também conhecido como impressão 3D metálica) e de usinagem em uma mesma máquina, que além de produzir as peças, cuida do acabamento superficial, eliminado os “degraus” comuns no processo de adição.
Esses equipamentos somam a flexibilidade de um centro de usinagem à versatilidade da manufatura aditiva, resultando em máquinas que permitem otimizações de processo e customizações nas peças, alinhadas aos conceitos da indústria 4.0.
As características dessas máquinas-ferramenta permitem sua aplicação em diversos setores como moldes & matrizes, óleo & gás, aeronáutico, médico-hospitalar, automotivo e institutos de pesquisa.
Dentre os principais benefícios que a manufatura híbrida pode trazer à produção de peças, destacam-se uso adequado e preciso do material, mais agilidade no reparo e alterações de moldes e grande variedade de aplicações.
Com o cabeçote de extrusão de polímeros também é possível produzir peças, ferramentas e dispositivos de materiais compósitos termoplásticos nos equipamentos dessa linha de máquinas-ferramenta. Sua taxa de deposição pode ser até 200 vezes mais rápida do que uma impressora 3D convencional.
Permite, ainda, a obtenção de peças poliméricas maiores do que as obtidas nas impressoras 3D convencionais, pois permite o uso de todo o layout do centro de usinagem.